Amar e se cuidar.

Outubro Rosa e todas as atenções voltadas para a prevenção e o cuidado do câncer de mama e também o câncer do colo do útero. Nesse momento não venho alertar sobre os sintomas ou qualquer informação muito importante que nós mulheres recebemos durante todo o mês e também durantes as nossas visitas aos profissionais de saúde.
Hoje quero te falar sobre a importância do seu autocuidado e como esse movimento pode te salvar ou até mesmo te curar. Falando em cura não me refiro a ausência do sintoma, mas sim do conhecimento do que lhe adoece e o cuidado com ele, até que ele não controle mais a sua vida ou quando há a prevenção, que o sintoma sequer tenha o total controle algum dia.
O autocuidado exige de nós alguns movimentos, como se olhar, se conhecer e se amar; porque é muito mais fácil cuidar do que se ama. Se conhecendo você sabe qual o cuidado que você precisa e se olhar, no sentido de validar os seus sentimentos, desejos e angústias enquanto pessoa que merece ser vista. Por vezes precisamos cuidar da família, do trabalho e até mesmo dos nossos sonhos e objetivos. E em algum momento o Eu pode ser anulado em meio a tantos cuidados que preciso dispor, deixamos pra depois, pra amanhã, para quando o tempo sobrar. E para nossa surpresa e por vezes, costume, esse tempo nunca sobra, até entendermos que ele é criado por mim e sou eu quem determino como uso as minhas 24h. É preciso se resgatar e recordar que os sonhos, a família e todos que amo e em algum momento precisam de mim, precisam também de uma pessoa descansada, sem cargas, em um estado de bem estar e saudável. Para que isso aconteça, é preciso se priorizar, se levar a sério e não deixar os exames para amanhã, a saída com as amigas, a viagem de casal e os exercícios físicos para depois, deixe o resto pra depois e cuide de você agora.
No meio desse caminho alguns percalços podem surgir, você terá pessoas que te amam ao seu lado e isso é importante. Mas você terá aprendido a contar com você, também. E isso importa, muito.
Quando falamos sobre autocuidado, pode parecer algo físico, como uma atividade física ou um skincare ao acordar, mas não é somente isso. É sobre validar seu pensamentos e sentimentos, se respeitar, não se colocar em perigo ou em risco, ouvir os sinais do seu corpo e não se deixar para depois. São pequenos movimentos que nos trazem grandes mudanças feitos todos os dias e isso pode começar com a sua reflexão sobre como você se vê, o que pensa sobre você e o que você acredita que merece. Reconhecendo seus valores se torna mais fácil procurar fazer boas escolhas para sua vida.
Culturalmente algumas mulheres aprenderam a voltar todo o cuidado para a família e depois para si e com a pandemia isso pode ter se agravado. Além dos conflitos internos, mudanças hormonais e ainda uma pressão que muitas vezes ainda surge de “ter que dar conta de tudo “, a mulher acaba deixando de lado o cuidado com a sua saúde, mesmo sabendo que precisa, tudo isso pode gerar um sentimento de frustração e incapacidade. É preciso lembrar da sua condição humana e de que as imposições colocadas sobre o sexo feminino não fazem parte mais dessa realidade e mesmo que ainda lembrada por muitos para que as mulheres entrem dentro de uma “caixinha” feita de pré-conceitos, crenças e um pensamento rétrogado , devemos lembrar que uma mulher precisa de cuidados, descanso, liberdade e que ela tem desejos, necessidades e fragilidades como qualquer outro ser humano e o seu gênero não a coloca como alguém que é útil para salvar, servir e procrear apenas.
Esse olhar precisa surgir de cada mulher. Não se cobre tanto. Lembre-se sempre de você. Procure estar bem consigo, com as suas escolhas e com a sua saúde.Cuide sempre de cada pedacinho seu. Tome água, faça exercícios, faça o seu skincare, procure um médico sempre que sentir necessidade, faça os exames preventivos, se alimente bem e se alimente também das coisas que gosta, tire um dia para você fazer tudo e também para não fazer nada, aproveite e faça mais vezes “nada”, é importante delegar funções, dar conta de tudo não pode estar na sua lista.
O autocuidado na prevenção de doenças é fundamental, pois se pode evitar muitas questões com hábitos saudáveis, um olhar mais cuidadoso com você, suas necessidades, sua mente e o seu corpo.
Seja uma boa pessoa para você. Cuide-se, valorize-se e lembre-se que você pode buscar ajuda a qualquer momento !

Maria Emília Campos

Maria Emília Campos

“ Maria Emília Oliveira Campos. Uma mineira vivendo no interior de São Paulo. Psicóloga Clínica há 6 anos. Amo falar sobre relações; relação com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Sou apaixonada pela mente humana e pelas incríveis e assustadoras capacidades que ela tem. E venho aqui compartilhar um pouco do pouco que eu sei, para que juntas possamos ser muito.”

Posts Relacionados

Quando o amor é um crime

Freud nos diz “Amaremos aquilo que fomos e deixamos de ser, ou aquilo que possui qualidades que nunca teremos”. A

Você sabe o que é Brownie?

O brownie é uma espécie de bolo de chocolate que não cresce, podendo ganhar diversos complementos. Nasceu nos Estados Unidos,

Conheça o Amor que me fez Empreender

Sonhos nascem em meio às dificuldades. Confira como o empreendedorismo de uma mãe solteira, mudou seu destino! Olá, queridas leitoras, esta edição será diferente!