Câncer de Próstata: as unhas mostram mais do você imagina.

No Brasil, morrem em média 180 homens por dia por causa do câncer de próstata. Saiba como o cuidado com as unhas e pés pode ajudar.

Olá, querida leitoras!

Estamos no mês de novembro, também chamado de Novembro Azul, onde reforçamos a importância da prevenção quanto ao Câncer de Próstata.

Como somos cercadas por homens que amamos, como nossos pais, avôs, tios, maridos, filhos e por aí vai…Vale a pena estarmos inteiradas sobre o tema! Vamos lá?

O que eu preciso saber sobre o Câncer de Próstata?

O Câncer de Próstata é mais comum em homens acima de 55 anos idade, representando nove entre cada dez diagnosticados, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Fatores de risco para o câncer de próstata, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas):

• Tabagismo

• Estar acima do peso ou obeso

• Dieta não saudável com baixa ingestão de frutas e vegetais

• Sedentarismo

A prevenção é o melhor caminho, sem dúvidas! Além do exame médico periódico, já que os casos quando descobertos precocemente têm altas chances de cura e, em geral, não afetam a qualidade de vida do homem.

No Brasil, morrem em média 180 homens por dia (Inca – 2020), por causa deste mal. Por isso, estejamos atenta aos sinais e incentivemos a ida ao médico àqueles homens queridos que nos cercam!

O que dizem as unhas sobre o Câncer?

As unhas mostram muito mais do que imaginamos.

Por elas, conseguimos identificar deficiências nutricionais, níveis de estresse e algumas doenças. Por isso, em casos de tratamento de câncer, elas merecem um cuidado especial. Confira a seguir informações que podem te ajudar.

Podologia: Antes, Durante e Depois do tratamento.

Posso ir ao podólogo durante o tratamento da quimioterapia?

A resposta é: deve!

Além dos trabalhos realizados de rotina, durante o tratamento com quimio ou radioterapia, a pele fica mais seca, tendo sua espessura alterada (mais fina ou mais grossa). As unhas também podem enfraquecer, escurecer, sofrer alguma deformação ou descamar.

Por isso, tenha um bom profissional de podologia ao seu lado. Ele é importantíssimo para que suas atividades do dia a dia, ligadas ao caminhar e toque com as mãos, sejam mais seguras e menos doloridas.

Cuidados com unhas e pés durante o tratamento:

Neste período, o sistema imunológico está enfraquecido. Esteja atento se, ao cuidar dos pés e unhas, os materiais e o local estão devidamente esterilizados e preparados para receber o paciente.

• Mantenha as unhas curtas:

Deixando com pouca borda livre para não juntar sujeira. Cortar e lixar proporcionam maior resistência.

• Não remova as cutículas:

Elas ajudam a proteger o organismo contra infecções, portanto devem ser apenas limpas e curetadas com brocas específicas. Não retirar as cutículas é uma medida de segurança.

• Hidrate suas cutículas:

Existem hidratantes especialmente desenvolvidos para pacientes oncológicos. Sendo livres de parabenos, ureia, corantes ou fragrância, que são fatores que podem agredir a pele do paciente.

• Hidrate seus pés:

Na podologia, os pés passam apenas por um leve desbridamento e lixamento. Isso ajuda a estimular a lubrificação natural da pele e a absorção de óleos e creme. Também, indico para os meus pacientes um escalda-pés três vezes na semana, durante quinze minutos, para auxiliar a devolver a água para a pele.

• Seque bem as unhas das mãos e dos pés:

Ao sair do banho, deixe os pés ventilarem até que estejam mais secos. Quando saímos do banho, eles ainda estão retendo umidade e calçar o sapato logo em seguida pode causarfungos.

• Evite sapatos apertados:

Além de encravarem as unhas com mais facilidade, os sapatos apertados podem causar atrito nos pés. Por isso, ao fazer as unhas durante a quimioterapia, use sapatos mais macios e do tamanho ideal.

• É proibido roer as unhas:

Este ponto pode parecer óbvio, mas às vezes é um fator de compulsão. Por isso, cuidado! Roer as unhas, além de prejudicar a formação delas, abre uma porta enorme para fungos e bactérias.

Se você gostou deste artigo, envie para os homens queridos de quem lembrou!

É sempre feliz estar com vocês, leitoras. 

Nos vemos em uma próxima edição!

Daiana Figueira

Daiana Figueira

Daiana Figueira é empreendedora, apaixonada por aprender e compartilhar conhecimento. Com mais de 10 anos de experiência, é Fundadora da Clínica de Podologia Avançada em Uberlândia. E aqui na coluna, ela falará sobre temas que interligam saúde, história e bem-estar.

Posts Relacionados

Culpa Materna

A culpa materna é um tema que sempre me deu vontade de escrever sobre. Dizem que quando nasce uma mãe,

Olá, sou Laila Lemos.

Olá, sou Laila Lemos, natural de Uberlândia. Com mais de 25 anos de experiência na odontologia, sou proprietária de uma