O que saber de Dubai antes de ir

Localizado na Península Arábica, no Oriente Médio, o território dos Emirados Árabes Unidos é composto por sete emirados, e cada um deles possui total soberania sobre assuntos internos.


Dubai é a capital do emirado de mesmo nome que, por sua vez, é um dos sete que compõem os Emirados Árabes Unidos. Dubai é regido pelo charia, a lei islâmica, de monarquia absoluta, de regime político autoritário. Um lugar onde é proibido beber na rua, não pode andar de mãos dadas, dar beijos em público ou gestos afetuosos no sexo oposto (podendo resultar em multas ou deportação) e onde a homossexualidade é crime.


Ao que muitos acreditam, Dubai diferentemente dos outros emirados, não baseia sua economia na exploração de petróleo e gás natural como fonte principal de receitas. A economia da região é impulsionada por movimentação financeira das empresas transnacionais que ali se instalaram, pelo mercado imobiliário, pelo turismo e pela Zona Franca Jebel Ali, o maior porto artificial do mundo e o grande porto comercial do Oriente Médio, que atendem a 120 países.


A transformação da pequena vila de pescadores cercada de deserto em uma metrópole como é conhecida hoje é um destino fascinante para aqueles que amam viajar e conhecer culturas diferentes. Um lugar onde abriga diversas nacionalidades, onde idioma oficial é o árabe, mas quase todo mundo fala inglês.


Um atrativo de destaque é de não haver imposto de renda em Dubai, o que garante economia de uma boa quantia de dinheiro em curto espaço de tempo. Razão pela qual muita gente faz negócios ou moram na região.
Por ser hoje um destino que anda em alta entre os brasileiros, para ter uma viagem tranquila e poder aproveitar é bom ter atenção a alguns detalhes antes de ir. Pensando nisso, separamos algumas informações práticas sobre vistos, vacinas, regras, religião e costumes.

Dubai precisa de visto?


Os brasileiros não precisam de visto para viajar a turismo, trânsito ou visita de negócios, porém há algumas regras que precisam ser seguidas. Os brasileiros que viajarem para Dubai podem entrar, sair e transitar livremente pelo país por até 90 dias a cada 12 meses. Caso pretendam permanecer por mais tempo, ou se voltarão ao país antes do período de um ano, é necessário solicitar o visto.
Brasileiros que possuem dupla cidadania europeia também não precisam solicitação de visto, em exceção a casos de pretensão de estudo e trabalho. É necessário também que o passaporte tenha ao menos seis meses de validade.

É preciso ter alguma vacina?

Para viajar a Dubai, no momento, não é exigido nenhuma vacina como a vacina contra Covid-19 e febre amarela.

O emirado liberou a entrada de brasileiros, mas é necessário um teste PCR negativo de Covid-19, teste sendo realizado 72 horas antes da partida, sendo exigido o atestado com resultado negativo apresentado impresso e em inglês ou árabe.

Lembrando que por conta da pandemia, essas exigências estão mudando o tempo todo, então consulte sempre sites oficiais para se manter melhor informado antes da partida.

Importante ressaltar:

Como dito anteriormente, a religião oficial é a islã, mas algumas regras não são tão rígidas para os turistas com em outros países praticantes da religião.

Apenas não muçulmanos estão autorizados a consumir álcool ou carne de porco legalmente. O Islã proíbe o consumo de álcool, mas Dubai, com uma população enorme de estrangeiros, abre algumas exceções.

A venda de bebidas alcoólicas é permitida apenas em hotéis e em restaurantes instalados no bairro DIFC, o Dubai International Financial Center, onde tem leis diferentes do resto do emirado e do país por ser uma zona de livre comércio internacional.

Em respeito ao Islamismo, tanto homens quanto mulheres devem vestir-se com mais recato, mesmo que sejam turistas. As mulheres, por exemplo, não devem usar nada acima do joelho. Por outro lado, não é obrigatório usar um hijab.

siga-nos:
Thais de Bem

Thais de Bem

Thaís de Bem - Internacionalista e Co-founder Agência UNBOX

Posts Relacionados

Retomada do turismo no Brasil

Todos esperamos pela retomada do turismo, após o rigoroso tempo em que passamos e casa e sem muitos contatos sociais

Empreender na gastronomia

Já pensou em ter seu próprio negócio? Em empreender? Em ser seu próprio chefe? Não? … Vem comigo que quero

Balanço geral e novos planejamentos

Como sabemos, todos os problemas que o mundo enfrentou durante a pandemia, fez com que alguns setores tivessem mais visibilidade

Minirreforma eleitoral

Interrompemos a programação normal para falar do assunto do momento: a minirreforma eleitoral! Mas antes, conta uma coisa pra mim:

Olá, sou Laila Lemos.

Olá, sou Laila Lemos, natural de Uberlândia. Com mais de 25 anos de experiência na odontologia, sou proprietária de uma