3 motivos para empreender e 5 para não empreender

Se você empreende, provavelmente terá uma lista de razões para empreender e outra para não empreender. Talvez você tenha motivos muito parecidos com os meus e outros nem tanto, mas acredito que vamos concordar.

Dia desses uma seguidora me disse algo mais ou menos assim: Bruna, você nos anima e nos desanima a empreender sempre, qual o objetivo?

Meu propósito com todos os conteúdos que escrevo aqui ou nas redes sociais é apenas que você viva a sua melhor versão, o seu propósito, o seu sonho. Mas, nem sempre viver o que sonhamos significa que não teremos uma parte de coisas que não gostamos. Eu amo empreender, e já faço isso a muitos anos, mas é verdade que precisei aprender a ser forte e a encarar de frente os vários pontos difíceis que a minha profissão traz.

Então, espero que você faça o que faz o seu coração vibrar, mas sem a inocência de que é tudo um mar de rosas.

E acredite, talvez você tenha menos motivos positivos para empreender, mas é certo que eles valem muito mais:

  1. Você poderá organizar seu horário de trabalho: se você começará a trabalhar as 08h da manhã ou às 10h, isso quase sempre poderá ser determinado por você, a não ser que você depende de um horário comercial. Mas, até mesmo a sua liberdade de tempo será fruto de uma organização e de uma construção do seu negócio, no início você começará antes de todos e finalizará depois de todos também. 
  2. Você poderá investir seu tempo em algo que acredita: muitas vezes, quando trabalhamos como CLT, nos envolvemos em projetos e empresas que não acreditamos, simplesmente porque precisamos trabalhar. Mas, empreendedo você poderá escolher trabalhar com algo que acredita, da forma que você acredita e isso torna o trabalho mesmo que pesado, muito mais prazeroso.
  3. Você será a sua própria chefe: talvez, isso possa ser um ponto negativo para você, mas, pra mim é super positivo. Ser a nossa própria chefe, ter que responder a nós mesmas é fruto de uma disciplina que nem todos nós conseguimos ter, mas, quando conseguimos é bom. Você não precisa pedir permissão para trabalhar sentada em um café, nem para para viajar, nem para chegar um pouco mais tarde em um dia que esteja mais cansada. Mas, precisará responder pra você mesma se você pode ter essas regalias, porque no final das contas, quem responde pelo problemas, soluções e tudo mais é você mesma.

E apesar de toda essa liberdade que empreender parece nos dar, existe pontos mais negativos que é necessário que você saiba também para poder estar preparados para as dificuldades que essa profissão nos apresenta:

  1. Você trabalhará de segunda a segunda: e digo mais, você trabalhará o tempo todo. Você estará na fila do supermercado resolvendo questões da sua empresa, estará sentado em uma mesa almoçando ou jantando ou tomando café com uma amiga e seu celular vai vibrar com mensagens e ligações para resolver algo que não estava esperando, você estará viajando, mas a sua cabeça estará no seu negócio. No início, você trabalhará o tempo todo e mais que todos.
  2. Você não terá férias (por muito tempo): apesar de você ter a liberdade de viajar e ir para qualquer lugar sem pedir a liberação de alguém, você quase nunca se sentirá de férias, com sorte se você ficar dois dias sem conexão de celular nem internet, ainda assim, até formar uma equipe confiável, você não saberá o que é férias (arrisco dizer que isso demorará alguns anos).
  3. Todos vão querer compartilhar da sua vitória, mas quando o BO explodir, terá que se virar sozinho: lembre-se que como um bom líder você permitirá que todos se sintam parte da vitória, e eles vão querer celebrar e ser recompensado por isso, mas quando você tiver um BO, na maioria das vezes, quem responderá por isso, será você e sorte a sua se tiver ajuda.
  4. Você será traído: aqui o assunto é muito mais delicado, mas certamente você será traído (e as exceções que são raras, rendem boas histórias que nos inspiram), mas isso provavelmente acontecerá. Sabe aquele amigo que você deu uma oportunidade pra ele, na intenção de ajudá-lo? Talvez desvie dinheiro da empresa, talvez fale mal de você, talvez vire as costas quando as coisas não saírem como planejado, talvez ele até deixe de ser seu amigo.
  5. Você vai descobrir quantos amigos realmente tem: na jornada do empreendedor, dependendo de qual momento você estiver, perceberá que estará um pouco ausente das resenhas, das baladas e da vida social, não apenas porque estará hiper focada, mas porque estará cansada, exausta. Nem todos os amigos entenderão isso. Você terá momentos de estresses além da conta, e nem sempre terá alguém perguntando se precisa de ajuda ou apenas como você está.  Quando você começar a conquistas seus sonhos, talvez o carro 0, a casa nova, uma viagem tão sonhada, nem sempre as pessoas conseguirão se alegrar com você. 

Bom, acho que consegui trazer um pouco dos elementos que cercam essa jornada fascinante que é empreender. Na minha opinião, até os pontos negativos podem se tornar positivo se a gente olhar por outro ângulo.

Na vida, muitas coisas serão difíceis, escolha o seu difícil. A zona de conforto ou cair fora dela?

Bruna Thalita

Bruna Thalita

Bruna Thalita tem 27 anos, e tem se descoberto uma mente multipotencial. É advogada, historiadora por formação, empreendedora desde muito nova e escritora por paixão e necessidade.

Posts Relacionados