Balanço geral e novos planejamentos

Como sabemos, todos os problemas que o mundo enfrentou durante a pandemia, fez com que alguns setores tivessem mais visibilidade e crescimento. Com a alta do desemprego, a inflação e a instabilidade do mercado, muitas pessoas precisaram se reinventar buscando uma segunda fonte de renda ou ainda, uma renda principal. Esse movimento fez com que o empreendedorismo crescesse muito no Brasil, e cada vez mais pessoas buscassem através deste aumentar e melhorar sua realidade financeira. 

Com isso, 2021 é marcado pelos maiores números de abertura de novos CNPJs, principalmente na categoria MEI. O que acaba por demonstrar essa reinvenção do cidadão que busca por mais alternativas. Esse comportamento se apresenta como uma tendência, cada vez mais as pessoas vão querer empreender, principalmente nos micro empreendimentos, que para muitos significa renda extra.

Mas, como sabemos, todo fim de ano a gente tira um tempo pra fazer um balanço geral do que foi o ano que está acabando, ou pelo menos deveríamos. E prospectar o ano que está começando, afinal, sem planos a gente não vai muito longe.

Por isso, vamos fazer um rápido balanço geral de tudo que rolou no último ano nos nossos negócios para entendermos quais são nossos pontos de melhoria pro próximo ano.

Primeiramente, analise sua contribuição pra sua empresa, como foi sua liderança, sua gestão dos seus colaboradores, sua visão geral do negócio. Analise se você tem conseguido construir uma equipe proativa, capaz de resolver os problemas e passar pra você só o que realmente é necessário. O que você pode melhorar enquanto empreendedor que fará o seu negócio mais forte e se desenvolver mais rápido? Você sabe delegar e se permite confiar na equipe que você montou? 

Depois, analise os pontos de interação da sua empresa com os seus clientes, todos os pontos, liste-os, dê nota pra cada um deles e então aponte as melhorias necessárias. É inegável que, embora o cliente não esteja sempre certo, ele é um dos principais ativos do seu negócio, e cuidar dos pontos de interação com ele é fundamental para que você tenha recorrência de compra e clientes que te promovam e não se tornem detratores da sua marca. Elabore como parte da cultura da sua empresa, de forma que reflita nos seus colaboradores, todo o processo de experiência do seu cliente.

Além disso, analise os processos da sua empresa, pense em formas de otimizar e diminuir os tempos entre uma demanda e outra, pense em como você pode alavancar suas vendas, observe as estruturas e como você pode melhorá-las.

A partir daí, comece a desenvolver o seu planejamento pro próximo ano, desenvolvendo as melhorias e projetando o crescimento do seu negócio. Não desenvolva os sonhos que você tem pra sua empresa sem analisar onde precisa melhorar e fortalecer a estrutura, senão você corre o risco de um falso crescimento, ou ainda de desmoronar no meio do caminho.

O próximo ano tem tudo para se apresentar como um dos melhores para nós nesse “pós-pandemia”, aproveita as oportunidades que o mercado está apresentando para crescer e fazer sua empresa se desenvolver.

Bruna Thalita

Bruna Thalita

Bruna Thalita tem 27 anos, e tem se descoberto uma mente multipotencial. É advogada, historiadora por formação, empreendedora desde muito nova e escritora por paixão e necessidade.

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