Empreendedorismo Infantil como meio de construção de mentalidades mais fortes

Se você é um pouquinho antenado com o mundo dos negócios deve estar percebendo que essa geração que ainda te parece muito novinha, na verdade, está dando show em vários setores. As crianças de hoje em dia (um minuto de silêncio para esse momento que percebi que estou falando como minha avó e ainda nem mãe eu sou), nascem com algo diferente, uma coisinha que a nossa geração e a geração dos nossos pais demorou muito para absorver.

Lembro, como se tivesse sido ontem (mas, não foi não), eu com uns 10 anos de idade, sentada na mesa da cozinha de casa com meus pais contando sobre tudo que eu tinha aprendido na aula de astronomia e como o universo era incrível e cheio de suas particularidades. Acho que foi nesse dia que eu me apaixonei de verdade pela vida.

O engraçado era que meus pais que sabiam muito mais do que eu sobre tudo até aquele momento, não pareciam ter mais informações do que eu tinha sobre tudo em relação ao sistema solar e aos novos planetas e as mais recentes descobertas sobre a nossa galáxia, incrível não é mesmo?

E na minha época, a Enciclopédia Barsa era o melhor lugar para encontrarmos conteúdos de qualidade, sorte a minha ter uma disponível no meu quarto, o que infelizmente, não era nem de perto a realidade da maioria das famílias daquela época.

Nesse sentido, acredito que a internet veio para trazer um pouco mais (embora, o caminho ainda seja longo) de democracia no ensino, ou talvez no acesso ao mesmo, mas, ainda é inegável, que estamos longe de uma igualdade na educação (assunto para outro momento, na verdade, para muitos outros momentos).

Voltemos ao foco do nosso artigo. Fato é que as crianças que nasceram a duas décadas ou menos, vivem em um momento que a internet é comum e não mais novidade, e a era do conteúdo é massacrada em todas as redes sociais, então, por mais estranho que seja, me parece obvio dizer que uma criança de 2 anos hoje, tem mais informações do que um Imperador a alguns séculos atrás. Loucura, né?

Logo, se estamos esperando que essas crianças fiquem apenas brincando e curtindo, estamos muito enganados. Com a quantidade de informação que elas recebem, o melhor que podemos fazer é ajudá-las a organizar as informações e utilizá-las da forma mais assertiva possível.

O que chamamos de Empreendedorismo Infantil é tão relevante na educação quanto à Educação Financeira Infantil, logo, além de ensinar as crianças a administrarem bem o dinheiro, é preciso ensiná-las como montar e gerir bem um negócio!

Se você já é empreendedor, sabe todos os desafios, erros e problemas que você já deve ter enfrentado (eu que o diga), e a boa novidade é que podemos ensinar as crianças desde cedo para não cometerem os mesmos erros que cometemos quando já éramos mais velhos!

Ensinar não apenas empreendedorismo, mas todas as técnicas de desenvolvimento pessoal, relacionamento interpessoal, inteligência emocional para as crianças desde muito novinhas, talvez seja, o melhor e maior presente que podemos dar a elas.

Para alguns empreendedores (ou a maioria deles), esta inclinação para o business já aparece desde muito cedo, na infância mesmo, você pode observar através da vontade de vender doces na escola, de fazer bijuterias com miçanga para vender para as amigas, ou ainda por causa dos interesses nos jogos e filmes que essa criança tem.

Não posso negar que eu vendia laranjinha/chup chup/sacolé/geladinho, chocolates, chicletes e bijuterias de miçangas desde novinha na porta de casa e na igreja. Minha mãe e a babá que lutassem para agüentar todas essas invenções e sorte a minha que apesar de todo o trabalho, elas nunca me impediram de fazer tudo isso!

Com isso, gostaria de te apresentar alguns benefícios de ensinar os seus filhos desde pequeninhos sobre empreendedorismo: incentiva a proatividade, treina a resiliência, desenvolve o senso de comprometimento, ensina sobre planejamento, amplia a visão de mundo e facilita a solução de problemas.

Se para nós que somos adultas empreendedoras e já sabemos como empreender nos ensinou, nos fortaleceu e nos transformou, imagina se tivéssemos aprendido um pouco disso desde criança… sem dúvidas, seria incrível!

E aí, o que acha de já começar a preparar essa geração para empreender?

Ah, e se prepare, para cada vez mais ouvir nomes de destaque de homens e mulheres cada vez mais novos, (ou deveria dizer, de crianças empreendedoras?)!

Bruna Thalita

Bruna Thalita

Bruna Thalita tem 27 anos, e tem se descoberto uma mente multipotencial. É advogada, historiadora por formação, empreendedora desde muito nova e escritora por paixão e necessidade.

Posts Relacionados

Prazer, Fabiana Prado.

Meu nome é Fabiana, tenho 36 anos, sou cristã, filha amada de Deus, esposa e mãe de duas princesas, Antonella

Saúde mental, um tabu.

Em pleno século XXI muitas pessoas ainda tem preconceitos no que se refere à saúde mental e ao adoecimento. Ainda

Olá, sou Laila Lemos.

Olá, sou Laila Lemos, natural de Uberlândia. Com mais de 25 anos de experiência na odontologia, sou proprietária de uma