O que saber antes de viajar para países de maioria muçulmana

A cada ano que passa, está cada vez mais fácil viajar para qualquer parte do mundo e a curiosidade que as pessoas têm de conhecer o novo, o diferente, está acelerando ainda mais o turismo.

A vontade de conhecer culturas diferentes leva a muitos a viagens para lugares bem distantes, porém nem sempre o turista busca informações responsáveis sobre o local de destino, e isso pode se tornar um grande problema.

A facilidade do acesso às informações pela internet, mesclado a facilidade de compra de passagens em promoção, ou dividir os pacotes de viagens em muitas vezes, por exemplo, tem contribuído para as pessoas embarcarem em uma nova aventura sem hesitar, mas também sem buscar informações afundo sobre o destino.

O que muitos não levam a sério ou não tem muito conhecimento é sobre possuir uma etiqueta básica ao visitar alguns países árabes, onde a religião muçulmana predomina. Afinal, a cultura, costumes e tradições são bem diferentes das que vivemos no Brasil.

Antes de se jogar nesta viagem, é preciso buscar conhecimento sobre o local que deseja ir e entender que existe muito desencontro de informações, como: muçulmano é o fiel adepto ao islamismo, uma religião, que não pode ser confundida com mundo árabe. Em muitos noticiários e revistas, pode-se deparar com as expressões “árabe” e “muçulmano” e, muitas vezes, pensa-se que se trata de termos sinônimos, mas isso é um mito. Em muitos casos, uma pessoa árabe é também muçulmana ou islâmica, mas isso nem sempre é verdade. Tanto que o maior país islâmico do mundo, aquele que possui o maior número de muçulmanos, é a Índia, que não é um país árabe.

Então, se você deseja conhecer novas crenças, é importante se informar. Ter atenção e respeito é fundamental. Ao viajar para um país de maioria muçulmana, você vai notar certas regras de etiqueta e costumes bem diferentes, que podem causar certo choque cultural. Segue algumas dicas:

  • Mulheres, certifiquem-se de manter os joelhos e ombros sempre cobertos. Camisetas sem mangas, roupas de ginástica, não são muito aceitáveis, mesmo também em alguns pontos turísticos. Mulheres, ao visitarem uma mesquita ou algum lugar religioso, levem um lenço para cobrir os cabelos;
  • Ao entrar em um lugar religioso, é necessário tirar os sapatos;
  • Ao tirar fotos, evite tirar fotos focando nas pessoas, muitas se sentem ofendidas ao serem fotografadas. Caso busque imagens mais profissionais, sobre a cultura e o país, peça permissão educadamente à pessoa se é possível fazer a foto;
  • Ao cumprimentar alguma pessoa, utilize sempre a mão direita. Acredita-se na cultura islâmica, que a mão esquerda tem relação com o impuro, com o sujo;
  • Cuidado com a ingestão de bebida alcoólica, dependendo do país visitado, o seu consumo pode ser proibido. Mesmo em Dubai, Marrocos e Egito, por exemplo, que é possível beber nos hoteis,  nunca saia alcoolizado pelas ruas;
  • Demonstrações de afeto em público é algo ofensivo, são contra a cultara e tem países que os casais não devem nem andar de mãos dadas para evitar problemas.

É sempre importante estar atento aos costumes locais e respeitar as tradições e, só assim, você conseguirá ter uma experiência inesquecível!

Thais de Bem

Thais de Bem

Thaís de Bem - Internacionalista e Co-founder Agência UNBOX

Posts Relacionados

Os 4 temperamentos humanos

Você já ouviu falar sobre os temperamentos? Sabe identificar qual é o seu? O temperamento de uma pessoa é uma

O NATAL E SUAS EMOÇÕES

O Natal está chegando e com ele aquele sentimento que envolve lembranças, reflexões, e um balanço de como foi o