Mais de 5 milhões de mulheres não sabem que possuem alguma disfunção na tireoide. Confira aqui sinais, tratamentos e informações relevantes.
Seja bem-vinda, querida leitora!
Você sabia que aproximadamente, 15% da população sofre com problemas na tireoide? Esse dado coloca essa disfunção entre as que mais atingem brasileiros, principalmente as mulheres, de acordo com o IBGE.
O que é a tireoide?
A Tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço, abraçando a traqueia. A tireoide libera dois hormônios essenciais para o funcionamento do organismo, o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina).
Eles controlam a velocidade do metabolismo e impactam no desempenho de órgãos como o coração, rins e também no ciclo menstrual. Portanto, pequenas disfunções na tireoide já podem afetar funções vitais do corpo.
Hipo ou Hiper tireodismo?
De forma resumida, podemos dizer que quando a tireoide não produz quantidades suficientes dos hormônios T3 e T4, temos um caso de hipotireoidismo. E, se ela libera hormônio em excesso, de hipertireoidismo.
- Hipotireoidiamo
Nesse caso, a produção de hormônios não é suficiente. Tendo-se um quadro de metabolismo desacelerado.
Alguns sintomas são: intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo e dores musculares. Também, a pele fica mais seca, e pode-se observar: queda de cabelo, ganho de peso, aumento de colesterol no sangue e alterações no humor.
Além disso, a temperatura do corpo costuma cair e a pessoa costuma apresentar mãos e pés mais frios.
- Hipertireoidismo
Aqui, a produção de hormônios se dá em excesso, ou seja, muito mais hormônio é liberado.
Os principais sintomas costumam ser: perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos e perda de cálcio nos ossos.
Como a tireoide afeta unhas e pés?
Os mais comuns que chegam na Podologia são unhas estriadas, fracas, quebradiças e com descamação. O excesso ou a escassez de hormônios afeta o crescimento das unhas e as cutículas, que ficam bem finais e sensíveis ao corte.
Os pés, em quase todos os casos ficam mais ressecados. Ou seja, a parte plantar costuma ficar mais grossa e dando espaço para fissuras com facilidade, o que é muito dolorido.
Como prevenir pés e unhas?
- Tenha uma boa Podóloga como aliada!
É necessário ter um corte de unha adequado, com bordas livres do corpo das unhas e realizar um polimento para retirada das estrias. - Para as cutículas, geralmente apenas afastamos elas, realizando uma limpeza com uma broca especial. Elas costumam estar ressecadas e sensíveis, por isso evitamos a retirada com alicates, por exemplo.
- Nos pés fazemos o desbaste plantar, um lixamento delicado para recuperação da elasticidade e lubrificação naturais da pele. Em seguida, caprichamos na hidratação com cremes profissionais.
Lembrando que todo tratamento conta com você na manutenção em casa. Seguir as recomendações da Podóloga acelera sua recuperação e potencializa o tratamento realizado.
O que posso fazer em casa para cuidar dos pés e das unhas?
- Use óleo de amêndoas nas unhas. Ele é um potente hidratante.
- Junte o óleo de amêndoas e bepantol e hidrate suas cutículas. Elas irão te agradecer!
- Se for lixar as unhas, use sempre o lado mais fino da lixa. E use apenas para ajustar as bordas, evitando lixar por cima da unha, pois pode enfraquecê-las.
- Nos pés, use cremes a base de ureia, glicerina e/ou óleo de uva. São potentes hidratantes e irão trazer restauração e alívio para a região.
- Faça um bom escalda-pés! Pelo menos três vezes na semana, coloque os pés de molho em uma bacia com água morna, por pelo menos 15 minutos. Você pode colocar óleo essencial ou ervas para efeitos terapêuticos.
Como lembrete final, reforçamos a importância de exames regulares.
No caso das disfunções de tireoide, os sintomas costumam não existir no começo do quadro. E uma vez que estejam instaladas, o corpo já não costuma voltar atrás.
Há tratamentos, mas o melhor caminho é sempre prevenir!
Até um próximo encontro!