Recomeço com o intercâmbio

        Muitas vezes a gente se pergunta se seria mais fácil morar em outro país, fugir dos problemas do cotidiano, ganhar mais dinheiro, conhecer gente nova. O dia a dia maçante, aquele trabalho que não te traz satisfação nem renda suficiente para suprir suas necessidades e vontades, você sempre sai para os mesmos lugares, encontra sempre aquelas mesmas pessoas, mesmo papo, mesma comida, tudo te deixa entediado e a vontade de ir para um lugar novo mudar essa rotina enche seus olhos, não é mesmo?

A curiosidade do novo atrai, apesar do medo, a coragem se torna maior e qualquer lugar se torna melhor do que o lugar onde você se encontra. Uma vontade se torna uma ação. Mas calma, será que se jogar de vez, vender tudo e pegar o primeiro avião é racional?

Hoje, venho te dar uma dica muito preciosa, fundamental para qualquer tomada de decisão. Que tal, ao invés de se arriscar sem conhecer o novo, ir de intercâmbio por um período?

Sim! Pesquise uma cultura, um país legal e faça um intercâmbio cultural para você ter certeza do caminho que está decidindo tomar. Apenas ler sobre o destino, ver vídeos e relatos de outras pessoas não é a mesma coisa. Você pode ir e se decepcionar.

Não digo se frustrar porque o país é ruim, a comida não te agrada, o transporte público é mais difícil, não. Mas, às vezes, a cultura não vai se encaixar no que você almeja, às vezes, essa fuga não vai suprir aquela expectativa toda que você tinha e você pode se arrepender e a volta se torna inevitável.

Fazer um intercâmbio te traz novas perspectivas, muda ideias, agrega outras e você voltará uma pessoa diferente. Busque um curso para se inserir entre as pessoas do país que escolher, se possível, faça um curso em um período e no outro trabalhe. Isso te fará conhecer mais pessoas, te dará uma visão não só de estrangeira aprendendo idiomas, mas também irá te inserir no dia a dia dos locais. Você terá que passar por situações que apenas com o curso de idiomas não te traria.

Trabalhar nesse país é importante, pois além de conhecer as pessoas que são naturais residentes desse país, você terá um contato direto a essa cultura, aprenderá os costumes, as tradições e gírias locais, por exemplo, que na grande maioria das vezes, apenas fazendo um idioma como segunda língua não te proporcionaria essa experiência.

Tentar fugir e sumir da realidade e dos problemas, aquele sentimento de largar tudo é o primeiro passo para uma grande transformação na vida de qualquer um. Morar fora pode ser uma excelente chance de recomeçar. Uma grande mudança pode ser a melhor oportunidade de não só mudar a sua história como também transformá-la.

Thais de Bem

Thais de Bem

Thaís de Bem - Internacionalista e Co-founder Agência UNBOX

Posts Relacionados

Podologia nos Tempos de Jesus

As longas caminhadas, os sapatos de couro trouxeram consequências físicas para o corpo de Cristo. Olá, queridas leitoras, nesta edição