O recesso escolar serve para descansar, renovar as energias dos pequenos e é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, e também o convívio social. Porém, ao falarmos das crianças que estão em fase de alfabetização, o período não pode ser de relaxamento total, é recomendado continuar a aprendizagem nas férias.
Segundo pesquisas, essa pausa total do aprendizado nesta fase pode levar a criança regredir em habilidades como leitura, escrita e matemática.
Nas férias o descanso e o relaxar devem prevalecer, porém podemos usar as brincadeiras a favor do aprendizado. O aprender se encontra em qualquer espaço: seja na escola, num parque, até mesmo na casa da avó.
O livre brincar envolve o mundo da imaginação, que por si só traz muita aprendizagem e desenvolvimento, e é possível agregar várias atividades inclusive durante viagens.
A amarelinha, é uma das opções riquíssimas para o aprendizado, pois trabalha coordenação motora, numerais, equilíbrio, sequencia, lateralidade e vários conceitos que poderão ser levados para o resto da vida.
Outra opção é registrar os acontecimentos recentes, qualquer passeio pode render um desenho ou até mesmo um texto, para as crianças já alfabetizadas.
Brincadeiras que estimulem a fala das crianças é fundamental, como brincadeiras que tragam rimas e memória linguística, e claro jamais se esqueça da rotina de contar histórias. Imergir dentro da imaginação ajuda no desenvolvimento do dia-a-dia.
Curta cada minuto, faça com que os momentos sejam inesquecíveis e saiba que serão sempre lembrados pelo seu filho, pois ficam gravados na cabecinha dele. Aproveitem bem a importância das férias escolares!