Férias: a grande culpa da empreendedora 

Se você empreende provavelmente já teve o sentimento de “não posso descansar”, ou de “se eu não fizer, não será feito por mais ninguém”. Mas, como todo ser humano, em algum momento você cansou, ou sua família exigiu que tirassem férias, ou ainda decidiu que era necessário tirar alguns dias para descansar.

E eu sei que durante as férias várias vezes você sentiu algo estranho, um incômodo como se estivesse fazendo algo de errado. E você sabe que esse sentimento tem nome: CULPA.

Dizem que “nasce uma mãe, nasce uma culpa”, e claro que resguardado as proporções, gosto de dizer que “nasce uma empreendedora, nasce uma culpa”. Esse é um sentimento comum a todas nós, e eu vou te mostrar alguns momentos que a culpa se revela.

Sentimos culpa quando não damos conta de tudo, mesmo sabendo que seria humanamente impossível. Sentimos culpa quando algo com nossos colaboradores não sai como gostaríamos. Sentimos culpa quando deixamos o estresse ser mais forte do que nós, e quando não conseguimos estar tão presentes nas vidas e momentos importantes da nossa família ou dos nossos amigos. Também sentimos culpa quando descansamos, como se descansar fosse algo que não deveríamos estar fazendo.

Você já se sentiu assim?

Além do conceito da culpa, existe um outro que tem sido muito falado recentemente que eu acredito ser muito importante entendermos, é a ideia de que: “precisamos cuidar de nós mesmas, porque não adianta cuidar das pessoas ao nosso redor, e dos nossos negócios se não estivermos bem, afinal nossa família, nossos amigos e nossas empresas precisam de nós bem”.

Estamos em Janeiro, um mês muito conhecido como um tempo de férias, principalmente se dependermos das férias escolares. Mas, não necessariamente este é o momento que você deve tirar férias, ou que é o melhor momento para se ausentar da sua empresa, mas, independente de quando for este o momento quero te encorajar fortemente a tirar férias, a ter um tempo que seja para você, a tirar alguns dias nos quais nada do trabalho chega até você, que você se desligue um pouco e possa ter um tempo para descansar a mente, o corpo, para se olhar, para olhar para as pessoas mais importantes para você, para tirar tempo para ser só pra elas e para ficar só com elas.

Você vai perceber como tirar alguns dias de férias podem ser tão importantes para sua produtividade e para construir memórias necessárias e inesquecíveis.

De empreendedora para empreendedora: aprenda a descansar, descanse e viva uma vida de realizações completas e não apenas em uma única área, fica tranquila porque vai dar tempo de fazer tudo, não necessariamente tudo o que você quer, mas tudo o que é realmente importante e relevante.

Boas férias, bom descanso!

Recarrega essa bateria aí, arruma as engrenagens porque nesse ano nós vamos voar!

Bruna Thalita

Bruna Thalita

Bruna Thalita tem 27 anos, e tem se descoberto uma mente multipotencial. É advogada, historiadora por formação, empreendedora desde muito nova e escritora por paixão e necessidade.

Posts Relacionados

Prematuridade e Transtornos Psiquiátricos

Bebês prematuros tem um risco aumentado de forma notável de psicopatologia na infância e adolescência comparados ao nascimento a termo,

SER MULHER

Já nos diria Schopenhauer que “a mulher é um efeito deslumbrante da natureza” e, nada mais justo do que dedicar uma

Bem-vinda à Menopausa!

Seus pés mostram sinais no momento de transição e podem melhorar sua autoestima! Todas nós sabemos que esse momento chega

Olá, sou Laila Lemos.

Olá, sou Laila Lemos, natural de Uberlândia. Com mais de 25 anos de experiência na odontologia, sou proprietária de uma