O empreendedorismo feminino na maternidade refere-se ao momento em que mulheres empreendedoras aproveitam sua experiência na maternidade para criar negócios e soluções que atendam às necessidades das mães, pais, famílias e delas mesmas. Esse tipo de empreendedorismo tem crescido nos últimos anos devido à mudança de papéis de gênero, maior reconhecimento das habilidades e talentos das mães e ao desejo de equilibrar a vida profissional e familiar.
Hoje, vivemos em um mundo digital, onde conseguimos nos posicionar para o mundo quem somos e o que viemos fazer! Muitas mulheres empreendedoras compartilham suas experiências e conhecimentos sobre maternidade por meio de blogs, canais no YouTube, podcasts e mídias sociais. Eles podem ganhar dinheiro com publicidade, parcerias e promoção de produtos relacionados à maternidade.
Outra forma que vejo muito mulheres empreenderem no digital, é como Social Media. Hoje em dia, na internet é disponibilizado diversos cursos em como se tornar uma profissional. E muito que vemos, são mulheres ajudando outras mulheres! Porque sabemos que a maternidade nos muda muito.
Falando sobre mudanças, a maternidade tem sido uma forma de lutar pelos nossos filhos e por nós mesmas! Só quem é mãe sabe o quanto é difícil quando a licença maternidade termina e precisamos voltar a trabalhar para ganhar dinheiro, ajudar em casa financeiramente falando! O quanto é difícil ter que ver seus filhos sendo cuidados por outra pessoa na maior parte do dia.
Muitas dessas mães, acabam desistindo do trabalho fora, por cuidar dos filhos e do lar! Mas chega em um ponto em que nos perdemos. Com tantas mudanças, acabamos sem saber nem mesmo quem somos. Mas desistir nunca é uma alternativa pra uma mãe que ama o filho! A gente entende que precisamos nos reerguer, nos reinventar.
E é exatamente por isso, que o empreendedorismo feminino vem crescendo cada dia mais! Hoje vivemos em um mundo em que há mulheres no mesmo cargo que homens ganhando mais, coisa que isso não era possível há alguns anos pelo simples fato de sermos mulher! Com o passar do tempo, nós ganhamos voz, nós ganhamos espaço e melhor que isso, nós ganhamos respeito!
É importante notar que o empreendedorismo na maternidade pode ser desafiador, sim, porque é mesmo! As mulheres muitas vezes precisam equilibrar as demandas de cuidar dos filhos com a gestão da casa e do seu negócio. No entanto, com criatividade, determinação e apoio adequado, muitas mulheres têm sucesso nessa área e contribuem significativamente para a economia e a sociedade.