Férias, descanso do corpo e da alma

Já dizem por aí que quem está cansada deve descansar para não desistir.
Férias deve ser esse tempo, ou melhor, essa lacuna no tempo para ganhar mais tempo, tempo de qualidade.


Esse espaço na rotina e no cotidiano para respirar diferente, para esquecer da correria dos compromissos e dos afazeres que fazem parte do nosso dia a dia.
Férias podem ser sinônimo de viajem ou apenas um tempo com mais tempo para fazer aquilo que não temos tempo e que precisamos ou gostaríamos de fazer.
Tempo para o autocuidado, para dormir um pouco mais, para se cuidar, para visitar alguém querido, para uma arrumação nos armários de casa, para testar aquela receita nova, para ver uma série na tv e por ai vai.


Para alguns, as férias precisam ser esse tempo de viajem, seja para a casa de um parente ou amigo, para a praia, para conhecer algum lugar novo ou para aquele lugar que tanto gostou e sonha em retornar.
Férias podem significar também um período turbulento, por exemplo para as mães que tem suas crianças em casa durante os meses das férias escolares. Para muitas esse tempo é o mais cansativo, já que a maioria delas continuam com suas jornadas de trabalho normal, apesar das férias escolares dos filhos. Ai não é curtir férias, é sofrer férias e nesses casos, essa lacuna no tempo não cumpre o seu papel de descanso. O ideal é saber improvisar para viver esses dias da melhor maneira possível, porque o restante da família pode não estar de férias, mas as crianças estão e merecem o melhor ambiente possível para viver bem esses dias tão importantes para elas.


Fato é que cada uma de nós vive esse período de férias a seu modo e a seu tempo, de um modo muito particular. E isso muda a cada nova fase da nossa vida.
Emocionalmente falando, as férias devem ser esse espaço no tempo para descanso do corpo e da alma. O descanso deve abranger todo nosso ser, o corpo físico, a mente, as emoções e o espirito.
Vivemos em dias atribulados, vemos pessoas cada vez mais adoecidas em suas almas, e com isso vemos pessoas cada vez mais ansiosas, que não conseguem se livrar das marcas do passado nem lidar com as emoções do presente.


Tem muita gente cansada e sobrecarregada, que não encontra descanso nem mesmo quando estão de férias, o que pode ser devastador. São mentes que não param, corpos que não relaxam, almas que não sossegam e que tendem, a longo prazo, ao adoecimento.
É fundamental que depois de um período significativo na rotina de trabalho consigamos ter um tempo para relaxar e nos desligar das diversas responsabilidades diárias que embalam a nossa sociedade atual.
Não só o nosso corpo físico mas a nossa mente e as nossas emoções são muito afetadas pelos longos períodos de trabalho sem descanso, sendo possível observar um aumento, por exemplo, de casos de depressão em pessoas com rotinas exaustivas de trabalho a longo prazo.


Ter uma rotina é muito importante para nossa saúde mental, nos ajudando a ser emocionalmente equilibradas, e nos dando segurança, mas se não tivermos momentos para quebrar essa rotina ela pode se tornar enfadonha e adoecedora.


O ideal é que nas férias, viajando ou não, tenhamos uma rotina diferente, atividades de relaxamento e de descanso, dando uma pausa para nossa reestruturação tanto física como emocional.


A dica é usar esses dias para fazer atividades novas, mudar os horários, visitar os parques da sua cidade e descobrir belezas naturais perto de você, fazer um piquenique, ir a um museu ou sair para uma caminhada em um local diferente, de preferência com um sorvete no final. Isso também é higiene mental.
Nem todas poderemos fazer uma viagem nas férias, mas isso não nos impede de sermos criativas e de organizar dias diferentes e muito prazerosos para nós e para nossa família, acrescentando alegria, diversão e bem estar a todos.


Tenha planos para esse período de acordo com suas particularidades, com os seus dias livres, com os seus recursos financeiros e com as atividades que mais te agrade. Aprenda a curtir cada momento e faça dos dias de férias, dias incríveis, cheios de memórias afetivas e recordações que serão verdadeiro bálsamo para alma.


E lembre-se que a função das férias é a de dar um tempo no meio do tempo para mudar a
rotina, descansando corpo, a mente e o espirito.
Se você está de férias, desejo que elas sejam de descanso, diversão e que você consiga recarregar suas baterias para mais um tempo na sua jornada.


Se você não está de férias, recomendo que comece a planejar e a sonhar com esse tempo, se organizando para que sejam dias de renovo e prazer.

Um abraço carinhoso,
Fátima Aquino,
Psicóloga Clínica

Fátima Aquino

Fátima Aquino

Fátima Aquino - Psicóloga Clínica - CRP 04/45482, Pós graduação em Psicanálise e em Terapia Familiar

Posts Relacionados

Empreendendo desde à infância 

No artigo desta edição especial de Dia das Crianças quero compartilhar com você um pouco da minha história no empreendedorismo,