Nunca é tarde para continuar de onde parou, confira algumas dicas e invista em seu retorno
Ficar um tempo afastado do mercado de trabalho pode acabar acarretando sentimentos como o medo e a insegurança de nunca mais conseguir oportunidades sólidas de emprego. É como se tivesse voltado no tempo, para a época da colação de grau, em que você está minimamente confuso por não saber o que vai ser daqui pra frente. É como dar os primeiros passos pela segunda ou terceira vez.
Lembre-se: você já passou por isso uma vez, agora também vai dar certo. Por inúmeros motivos foi preciso se distanciar do ramo de atividades trabalhistas, mas não se preocupe, sempre há possibilidades de retorno. Apesar das crises econômicas que têm refletido na vida dos trabalhadores, nunca desista. Não importa a concorrência, sua idade ou há quanto tempo está parado, essa é a dica número 1 para voltar ao páreo.
Além disso, não deixe de buscar um aperfeiçoamento para sua carreira. Nunca é tarde para continuar seus estudos, foque em uma pós-graduação, outros tipos de especializações, cursos de curta duração, participe de congressos e palestras. Uma segunda língua também pesa bastante, se puder, invista também em cursos de idiomas e não deixe que as empresas pensem que você ficou desatualizado em sua área de atuação por seu tempo longe, seja sincero sobre suas razões em e-mails de apresentação e entrevistas.
Outro ponto importante a ser considerado é o networking. Não deixe de cultivar seus relacionamentos com amigos e familiares, atualmente uma indicação vale ouro para os recrutadores. Conheça novas pessoas em redes sociais corporativas, como o Linkedin e não se esqueça de seus antigos colegas de trabalho, quem sabe não aparecem novas oportunidades em lugares que você já tem familiaridade, as chances são grandes.
Tenha em mente que atualmente boa parte das vagas não são divulgadas e os recrutadores utilizam de ferramentas de busca ativa, como o Linkedin para encontrar os candidatos e abordarem para uma posição; por isso, é importante que seu perfil por lá esteja atualizado e que você use com frequência a rede.
Esteja sempre atualizando seu currículo, não deixe faltar nenhuma informação e de tempos em tempos – se não tiver resposta – encaminhe o material para a empresa que almeja fazer parte. Pode demorar um pouco para receber aquele retorno positivo, mas essa hora sempre chega e chega no momento certo, não se desespere porque o seu sonho de retomar sua carreira vai se realizar.
Sobre Karol Fabreto
Psicóloga com nove anos de atuação em Recursos Humanos, Karol Fabreto é recrutadora e especialista em recolocação, uma das maiores referências do tema no Brasil. Com milhares de seguidores nas redes sociais e pós-graduada em Gestão de Negócios pela USP, Karol compilou no método de “gerador de entrevistas” seu conhecimento e experiência profissional na contratação de trabalhadores para multinacionais. O material conta com mais de quatro mil alunos, foi validado por centenas de profissionais e é destinado a todos que buscam um emprego melhor.
Por Karol Fabreto
Informações à imprensa
Inguz Assessoria
Tel: 11 98213-9517
E-mail: inguzcompany@gmail.com