Comida Típica Mineira

Como uma boa mineira que sou, não poderia deixar de falar das nossas comidas típicas, aqui sem dúvidas, temos uma seleção de sabor muito maravilhosa. Mesmo com toda simplicidade, conseguimos agregar sabores únicos aos pratos, apreciada não apenas pelos brasileiros, mas também em todo o mundo.


Para nós, a cozinha é um lugar muito importante, sagrado e cheio de significados, é aqui que preparamos todos os alimentos com muito sabor e muito amor. Com essa fusão entre aromas e sabores, mistura de tradições, conseguimos fazer com que nossos pratos sejam únicos e muito especiais.


As comidas típicas do estado de Minas Gerais são muito variadas, desde petiscos, pratos principais, até sobremesas.


Você sabe quais são as comidas tradicionais, e deliciosas, que mais fazemos por aqui?


Venha comigo e embarque nesse mundo gastronômico.


Não poderíamos deixar de começar pelo o mais famoso, né? Claro!!! O PÃO DE QUEIJO!! Se tem uma coisa que o mineiro gosta, é o tal do pão de queijo. Sem dúvidas o mais querido por aqui, compondo a mesa do café da manhã em quase todas as famílias.


Se você gosta de um franguinho na panela, não pode deixar de experimentar o famoso frango com quiabo, a mistura desses dois alimentos formam o prato mais clássico do estado. Feito a partir de um ensopado de frango caipira juntamente com o quiabo, o sabor é irresistível, geralmente acompanhado de arroz e farinha.


Mineiro adora comer feijão, aqui temos 2 pratos típicos feito de feijão muito presente no nosso dia a dia, são eles, o tutu e o feijão tropeiro. O tutu nada mais é que o feijão cozido e bem temperado batido do liquidificador com farinha de milho ou mandioca, fica uma delícia quando colocamos pedacinhos de bacon e ovos cozidos. Já o feijão tropeiro, surgiu com os tropeiros, que misturavam farinha, carnes e ovos ao feijão para comerem em suas viagens. Muito bem acompanhado com um belo churrasco.


Agora se você é fã de carne bovina, esse prato é pra você, VACA ATOLADA, que é a carne bovina cozida junto com a mandioca na panela de pressão. Confesso que eu adoro esse prato e consumo sempre. Servido com arroz branquinho, nem precisa de mais nada.


Quando se fala em sobremesa, o mineiro não fica pra trás. Quem não ama um doce de leite, não é mesmo? Doce de leite de pedaço, de colher, de corte, qualquer opção é muito bem vinda. Servido geralmente com queijo, frutas ou até mesmo com bolos.


Tenho que certeza que você já ouviu falar em Romeu e Julieta, que é a sensacional mistura de sabores entre a goiabada e o queijo fresco. Servido com um cafezinho, logo após o almoço, não tem pra ninguém.
Mas você já ouviu falar em goiabada cascão? A goiabada cascão se diferencia da goiabada tradicional por conter cascas de goiaba no seu interior, justificando o seu nome. Muito saborosa e apreciada por muitos por aqui.


Se você ainda não conhece o estado de Minas Gerais, ou ainda não teve a oportunidade de se deliciar com essas comidas maravilhosas, só venham, mas tome muito cuidado com a balança rsrs, provavelmente você sairá daqui com alguns quilinhos a mais.


Tenho certeza que você irá apreciar e adorar toda nossa cultura e principalmente nossa tradicional culinária. Você será muito bem recebido com “cafézim” e delicioso “pãozim” de queijo.

Gabriella Sivieri

Gabriella Sivieri

Meu nome é Gabriella Sivieri, tenho 28 anos, sou natural de Uberlândia. Sou casada, e ainda não temos filhos, e sou apaixonada pela confeitaria.

Posts Relacionados

Um Alguém para chamar de Pai

O abandono paterno sempre foi um problema no Brasil e fora dele, vemos mães que sofrem com o abandono ou

Você tem barriga de ar?

Em consultório uma das queixas mais frequentes é a distensão abdominal, que é aquela sensação de estufamento e inchaço. Esses

Pandemia e saúde mental das crianças

O ano é novo, 2022, mas a história ainda persiste: pandemia. O isolamento impactou – independentemente da idade – de

A tendência dos aluguéis por temporada

Em um cenário em constante evolução no mercado imobiliário, a tendência dos aluguéis por temporada surge como uma oportunidade vibrante

Olá, sou Laila Lemos.

Olá, sou Laila Lemos, natural de Uberlândia. Com mais de 25 anos de experiência na odontologia, sou proprietária de uma