Você já ouviu falar do April Fool’s Day? Literalmente significa “Dia dos Bobos de Abril”, conhecido aqui no Brasil como o “Dia da Mentira”. Uma data celebrada no primeiro dia de abril, que faz parte da cultura de diversos países, onde muitos encontram a oportunidade de fazer uma pegadinha com algum amigo ou conhecido.
Há diversas explicações sobre como surgiu o Dia da Mentira e porquê ser dia 1º de abril, mas uma delas que é mais mencionada é que essa brincadeira surgiu na França.
De acordo com essa teoria, por volta do século XVI, o Ano Novo era celebrado em 25 de março e as comemorações só terminavam em 1º de abril. O rei na época adotou um novo calendário passando o Ano Novo para 1º de janeiro e claro que muitos resistiram a essa mudança. Com isso, algumas pessoas começaram a fazer várias brincadeiras e a ridicularizar aqueles que não aceitavam e seguiam com essa ideia de 1º de abril como Ano Novo ainda, considerados como bobos, pois seguiam algo que não era verdadeiro.
Ao longo dos anos, várias pegadinhas que enganaram muita gente já entraram pra história e por isso, selecionei as mais marcantes e criativas pra contar pra vocês:
- Plantação de espaguete
Em 1º de abril de 1957, o programa Panorama, da BBC, exibiu uma reportagem de cerca de 3 minutos sobre uma novidade ao público, uma reportagem sobre uma plantação de espaguete.
Claro que a notícia era falsa, mas a pegadinha foi muito profissional. Uma equipe se deslocou a uma fazenda e fizeram a matéria, na qual apareciam os camponeses retirando pedaços inteiros de macarrão das árvores. A reportagem gerou muita repercussão, a emissora recebeu muitos telefonemas com pedidos de dicas sobre como plantar esse tipo de alimento. Há relatos que a BBC respondia: “Apenas coloque um fio de espaguete em uma lata com molho de tomate e espere pelo melhor”.
Ao final do programa neste dia, o apresentador se despediu mencionando ser primeiro de abril e dessa forma confessando, mesmo que indiretamente, que era uma brincadeira. Até hoje essa reportagem é conhecida como uma das mais famosas brincadeiras do April Fool’s Day feita na televisão.
- A erupção do Monte Edgecumbe
Para quem não sabe sobre esse monte, o Monte Edgecumbe é um vulcão adormecido localizado na ilha de Kruzof, no Alasca. Há relatos de que sua última atividade data de aproximadamente uns 4000 mil anos.
Em 1º de abril de 1974, um morador da cidade de Sitka, no Alasca, Oliver Bickar, ateou fogo em cerca de 70 pneus na cratera do monte para simular uma erupção vulcânica. As pessoas que estavam nessa região entraram em pânico pois, apesar de todos saberem que o vulcão estava extinto, ele emitia uma longa coluna de fumaça preta, logo estava entrando em erupção.
Diversas pessoas já estavam fugindo da cidade para escapar da catástrofe, quando avistaram que no topo do monte havia a escrita “April Fool’s Day”. Relata-se que Bickar planejou a brincadeira por quatro anos.
- Pegadinhas do Google
A empresa Google já possui fama e virou tradição nos últimos anos com suas piadas de 1º de abril sempre com um âmbito mais tecnológico e revolucionário em suas brincadeiras.
Uma das que chamou mais atenção foi a de 2004, onde o Google fez um anúncio que estava contratando pessoas para irem trabalhar em um centro de pesquisa na lua. Lançou ainda, um comunicado dizendo, “Com a criação da Copernicus Center, a missão do Google cresceu de ‘organização da informação mundial’ para torná-la ‘universalmente’ acessível e útil para organizar toda a informação do universo.”