Pés sem dor nas festas de Final de Ano!


Alguns cuidados simples podem prevenir e evitar as dores dos pés nesse período.


Olá, queridas leitoras!
As festas de final de ano podem ser um tempo mais acelerado e, consequentemente, com dores nos pés e nas pernas. Por isso, trouxemos aqui algumas ideias de atitudes simples que podem te ajudar a aproveitar esse período de celebração com mais conforto!


Conforto e Biomecânica


Nosso pé é uma das regiões do corpo que mais sofre alterações anatômicas, por causa da deformação do arco longitudinal medial (a curvatura), que possui funções essenciais na biomecânica do pé, como ação de suporte e absorção de impactos durante o andar.


As festas de final de ano, em geral, permitem que as pessoas fiquem muitas horas em pé, submetendo essa região do corpo a um esforço que pode não estar acostumada. O que pode causar edemas, inchaços e dores que não passam logo no dia seguinte. Atenção ao salto alto!


O salto alto costuma ser o queridinho das festas, mas saltos muito altos sobrecarregam a frente dos pés e podem causar dores e calosidades. Principalmente em festas como Réveillon, onde costumamos ficar muito tempo em pé, e para aquelas que não estão tão acostumadas com o uso do salto, ele pode dar alguns probleminhas como fraturas de fadiga e outros.


A dica de ouro é: escolha sapatos de salto não tão alto que sejam meia pata ou plataforma. Como sair com os pés ilesos? Escolha um sapato confortável! Ou seja, que mantenha o pé bem acomodado em seus limites, com livre movimento dos dedos, sem apertar e sem salto muito elevado.


Você pode optar por sapatos que acomodem bem a curva da planta do pé, buscando mais leveza e estabilidade.


Outras dicas que podem te ajudar são:

  • Meias ajudam na proteção. Escolha as de algodão. – Evite rasteirinhas, chinelos e sapatos muitos retos.
  • Ao lavar os sapatos e meias, deixe que sequem na sombra e higienize com Lysoform líquido.
    No final do dia, os pés costumam estar sobrecarregados. Faça um escalda pés!
    Em uma bacia limpa coloque água filtrada morna (cuidado com a temperatura muito quente). Adicione meio copo de vinagre e duas colheres de sopa de bicarbonato. E deixe os pés submersos por 15 minutos. Isso ajudará a tirar toda tensão.
    Podologia: prevenir é sempre melhor!
    O acompanhamento com um bom profissional pode prevenir desgastes, machucados (como unhas encravadas, calosidades) e muito mais! Além de proporcionar conforto extra para os pés:
  • mantendo as unhas aparadas dentro dos padrões da sua anatomia e da podologia, – cuidando para que calosidades não se tornem pontos de tensão,
  • com leve lixamento plantar. Lembrando sempre que o pé não pode ter sua pele muito afinada, pois a pessoa passará muito tempo em pé ou andando.
    Minhas queridas leitoras, deixo com muito carinho o texto final desse ano, até porque ano que vem tem mais!
    Desejo à todas um Feliz Natal e um Ano Novo muito abençoado.
Daiana Figueira

Daiana Figueira

Daiana Figueira é empreendedora, apaixonada por aprender e compartilhar conhecimento. Com mais de 10 anos de experiência, é Fundadora da Clínica de Podologia Avançada em Uberlândia. E aqui na coluna, ela falará sobre temas que interligam saúde, história e bem-estar.

Posts Relacionados

Balanço geral e novos planejamentos

Como sabemos, todos os problemas que o mundo enfrentou durante a pandemia, fez com que alguns setores tivessem mais visibilidade

Higiene Menstrual

Falar de menstruação ainda é um tabu na sociedade, um assunto que causa vergonha, constrangimento ao ser discutido. Porém se

Retomada do Turismo ao Brasil

Todos esperamos pela retomada do turismo, após o rigoroso tempo em que passamos em casa e sem muitos contatos sociais