A esterilização pode salvar vidas!

Você sabia que as unhas e os materiais usados nelas podem transmitir doenças? Saiba se você está tendo o melhor atendimento.

Quando falamos dos espaços de cuidado com mãos e pés muitas vezes vemos o compartilhamento de materiais entre os clientes. E isso pode colocar a sua vida em risco! Afinal, nesses ambientes, a incidência de microrganismos que podem causar doenças graves é muito maior.

Limpar x Esterilizar

De forma resumida, podemos dizer que a limpeza (desinfecção) elimina parte dos microrganismos presentes nos equipamentos, usando produtos como álcool e cloro. Enquanto isso, a esterilização pega a totalidade, sendo mais eficaz eliminando todas as bactérias, fungos e vírus. Além disso, a esterilização garante atendimento às normas legais da Anvisa e, logicamente, mais segurança para os pacientes e profissionais.

Diante disso, deixo a questão: os lugares onde vocês frequentam estão zelando pela sua saúde?

doenças transmissíveis:

Algumas doenças permanecem nos materiais por até 15 dias(Fonte: Departamento de HIV do Governo Federal, 2022). E são transmitidas por materiais que foram limpos, mas não esterilizados.

• Hepatite B e C
A hepatite C, por exemplo, é uma doença silenciosa onde 80% dos casos não apresenta qualquer manifestação. Em 2022 foi considerada uma das maiores epidemias na humanidade. Lembrando que para ela não há vacina.

• Verrugas (HPV)
Em 2017, o Ministério da Saúde divulgou que 54,8% da população brasileira apresenta HPV. Aqui, vale esclarecer que não estamos falando de uma contaminação de pele com pele, mas os materiais usados para podologia e trabalhos de manicure, entram em contatos com sangue, algum machucado ou secreção. Por isso, cabe sim colocá-la aqui.

• Fungos
A nossa unha é composta quase que inteiramente por queratina. A chamada micose das unhas, é uma doença causada por fungos que se instalam e se alimentam da queratina.
No começo, não tem sintomas tão claros, mas logo é possível perceber uma coloração diferente, mais amarelada nas unhas, entre outros sintomas.

Como saber se estou segura?

Hoje, um dos métodos mais seguros para esterilização dos materiais usados tanto em espaços de estética como em clínicas de podologia é pela máquina de autoclave. 

Esse processo começa na limpeza do material com detergente enzimático, logo em seguida, se embala o material separadamente, e coloca-se na autoclave, que irá esterilizar os materiais. Esse processo inclusive é usado em clínicas odontológicas e de medicina em geral.

É maravilhoso cuidar de nós mesmas! E é melhor ainda, quando os espaços que confiamos para esse cuidado, pensamna nossa segurança.

Por isso, veja se você tem frequentados ambientes saudáveis e devidamente higienizados. Às vezes, o barato sai caro!

Até a próxima, queridas leitoras!

Daiana Figueira

Daiana Figueira

Daiana Figueira é empreendedora, apaixonada por aprender e compartilhar conhecimento. Com mais de 10 anos de experiência, é Fundadora da Clínica de Podologia Avançada em Uberlândia. E aqui na coluna, ela falará sobre temas que interligam saúde, história e bem-estar.

Posts Relacionados

O cordeiro entregue por Você

Nós sabemos que a Páscoa comercial, tão importante para o mercado, é cheia de chocolates deliciosos e muitos doces, o

CONSUMIDORES X COMPANHIA AÉREA

Viajar é necessário!  Fugir da rotina, conhecer novas culturas, pessoas, lugares, é uma paixão para a maioria. Inclusive, além de

Direito ao Anticoncepcional

Primeiro, você precisa escolher qual, entre tantos contraceptivos disponíveis, você quer usar, lembrando que é fundamental a escolher de quando