Imagine que o mundo é um grande supermercado e cada profissional é um produto a ser escolhido por um cliente ou empresa, em qual prateleira você ficaria? Qual é a percepção que sua embalagem transmite? Todas nós empacotamos habilidades em um produto ou serviço a fim de nos vendermos e crescermos na carreira profissional. Ao falar de nossas competências em uma entrevista de emprego ou em uma reunião com um cliente, estamos nada mais nada menos que vendendo uma marca, mesmo que ela não contenha logo ou rede social, ainda assim você é um produto.
Todos os dias milhares de novos profissionais entram no mercado de trabalho, mas nem todos se enxergam como uma marca que está inserida nesse ambiente e que precisa encontrar seus próprios meios de se destacar na multidão. Uma das ferramentas que podemos utilizar como diferenciação é a nossa imagem pessoal.
Estar em uma entrevista de emprego com uma roupa adequada ao cargo que você se candidatou ou em uma reunião com o cliente com uma roupa que transmita uma mensagem de que você é a pessoa para ajudá-lo a resolver os problemas que ele tem, já é o início do seu destaque. Para que isso seja construído de uma forma que respeite sua essência, precisamos passar por alguns passos importantes.
O primeiro passo para transmitir uma mensagem poderosa e elegante é se entendendo com a imagem pessoal que você tem hoje. Qual mensagem você transmite com as roupas que usa hoje? Elas estão coerentes com aquilo que você quer passar ou não? O que se espera do cargo ou posicionamento que você deseja ter? Existem 3 outros passos que pode fazer você ter essa visão mais clara:
1- Tire fotos dos seus looks atuais
Depois de registrar algumas fotos das suas composições, analise qual é a mensagem principal que elas transmitem, se estiver com dificuldade peça para uma amiga te dizer com sinceridade que sensação você passa com aqueles looks. Observe os tecidos, cores, finalizações, sapatos, você está satisfeita com o que vê?
2- Crie um moodboard com seu objetivo de imagem
Use o Pinterest ou Google para pesquisar looks que representam quem você quer ser. É interessante você buscar por palavras específicas como “looks elegantes”, “looks delicados”, etc.. Caso tenha dúvida em qual palavra procurar pense o seguinte: o que seu cargo atual precisa transmitir? Como você vai demonstrar que é competente para as pessoas no seu ambiente de trabalho ou para seus clientes?
3- Faça uma comparação
Compare as imagens dos seus looks atuais e dos looks que representam seu futuro. Quais diferenças têm entre eles? O que você percebe que pode melhorar nas roupas atuais?
A partir daqui é possível criar uma estratégia de compras para aproximar seu guarda-roupa atual com o que você quer transmitir. E antes mesmo de sair comprando loucamente te desafio a fazer o seguinte: sabendo o que você quer transmitir tente criar composições de looks com as peças que você tem atualmente de forma que se aproximem da sua imagem pessoal futura. Talvez mudando a forma de combinar suas roupas você já vai conseguir um resultado diferenciado para sua imagem.
Não é possível decidir o que sai do armário se você não passar por uma análise dessa. Aqui você está fazendo o raio x do seu eu atual e futuro, é a partir dessa diferença que você vai conseguir traçar uma estratégia do que precisa adquirir nas próximas compras, de como você pode combinar seus novos looks.
E aí? Faz sentido para você?