Ser mulher- expectativas

Somos mulheres. Sendo mulheres, esperam que sejamos perfeitas. Sejam perfeitas, é o que dizem, ou ao menos, é o que pensam.

Ligue a televisão, veja a capa da revista, o outdoor na rua, a propaganda no celular, não é preciso ir longe para que essa verdade esteja diante de nós.

Devemos ser perfeitas, e para isso, precisamos crescer confiantes e sem questionamentos para que isso se torne real. Alunas exemplares, filhas exemplares, esposas exemplares, mães exemplares. Devemos saber ao certo qual profissão iremos seguir, qual especialidade iremos cursar, e não podem existir dúvidas. Devemos escolher o marido perfeito, assertivas, e construir a família perfeita, com a idade ditada.

Não poderemos sentir dores, fragilidades, ou se sentirmos, não poderemos demonstrá-las. Devemos fazer nosso trabalho bem feito, mas não podemos nos exaltar. Devemos malhar, ter o corpo ideal, mas nosso foco devem ser as coisas que precisamos cuidar. Precisamos acordar lindas, com o cabelo feito, a pele radiante, sem celulites, mas o momento do autocuidado pode ser julgado como egoísmo.

Na gestação devemos estar em forma, com a cabeça em paz, focadas, e sempre com um sorriso no rosto. Devemos ter um parto fácil, sem intercorrências, sem dores, e se houver, a culpa é nossa. Não poderemos ter dificuldades para amamentar, para aprender a lidar com um bebê, tempo para desenvolver a relação entre mãe e filho.

Mesmo com noites em claro, precisamos ser esposas com dedicação exclusiva, profissionais incansáveis, amigas e familiares presentes. Continuem perfeitas. Somos mulheres. Sejam perfeitas.

A virada de chave é que nós, mulheres, entendamos que o que esperam de nós não se resume ao que somos. E que somos e podemos ser muito mais.

Podemos ser o que quisermos. E não precisamos seguir modelo algum. Podemos ser lindas como nós mesmas, incríveis como nós mesmas. Podemos ser donas do nosso destino. Podemos cuidar da nossa saúde – física e mental.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

Podologia nos Tempos de Jesus

As longas caminhadas, os sapatos de couro trouxeram consequências físicas para o corpo de Cristo. Olá, queridas leitoras, nesta edição

A revolução na história da confeitaria

Sabe aqueles bolos lindos, todos decorados, com flores e papéis comestíveis? Nada disso seria possível se não fosse o açúcar.

O Deus que destrói sonhos

Iniciei o ano de 2025, lendo o livro do Bibo, com o mesmo título desse texto “O Deus que destrói

Retomada do turismo no Brasil

Todos esperamos pela retomada do turismo, após o rigoroso tempo em que passamos e casa e sem muitos contatos sociais

Quando Deus diz SIM

Sabe aquela história de “quando os humilhados serão exaltados”? Pois bem, esse dia chega. E mais do que isso, chega