O que é dieta flexível?

Com a pandemia, muitas pessoas puderam sentir o impacto visível da má alimentação no organismo. A busca por opções (principalmente por meio da rede social) trouxe à tona um modelo de dieta já praticado por muitos, a dieta flexível.

A dieta flexível tem como objetivo controlar os macronutrientes e as calorias ingeridas, sem restringir ou excluir qualquer alimento. Ela é conhecida nos Estados Unidos como “IIFYM – If it fits your macros”, o que significa “se couber nos seus macros”. E o que isso quer dizer? No modelo, você tem um valor calórico total definido do dia, e as quantidades de carboidratos, proteínas e lipídeos que poderá consumir. Assim, no que prega, você pode consumir qualquer tipo de alimento, desde que não ultrapasse as quantidades estabelecidas.

Normalmente, é um tipo de dieta feito por conta própria. O paciente busca pelas informações na internet, algum programa online faz as contas, e você adiciona os alimentos que consome até bater as quantidades.

Pessoalmente, acho complicado aplicar especificamente essa dieta por profissionais nutricionistas capacitados. A liberdade que se dá ao paciente em fazer toda e qualquer troca pode mexer de forma desequilibrada com um ponto importante: o autocontrole. Em consultório, já vemos muitos nutricionistas permitindo uma maior possibilidade de trocas e disponibilizando os alimentos preferidos dos pacientes no plano alimentar. Isso é possível.

Essa autonomia que o modelo flexível traz ao paciente, pode o enganar. Como ele precisa de conhecimento, o estudo por vias de mídia sociais e acompanhamento de blogueiros, muitas vezes, na prática, não faz com que o paciente chegue em seu objetivo. Por isso, é muito importante buscar um profissional capacitado.

Um bom nutricionista, consegue driblar a monotonia do cardápio, e dar opções para que o paciente consiga seguir o plano se forma consistente. A adesão de alimentos que o paciente gosta é totalmente ajustável e negociada, de uma maneira que preze pela saúde e possibilite alcançar os resultados programados. A meu ver, a ideia isolada de um paciente apenas bater macro nutrientes por conta própria, acaba dificultando o processo.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

CINCO ANOS DA REFORMA TRABALHISTA

Em novembro de 2022, a Lei n° 13.467/2017 – reforma trabalhista, completou cinco anos de vigência, e te convido para uma

BENEFÍCIOS DE VIAJAR E ESTAR ENTRE AMIGOS

Viajar já é algo incrível e maravilhoso, imagina com seus amigos? Várias histórias inesquecíveis, risadas, momentos de qualidade, e até

Inteligência Emocional para viver melhor 

Você sabia que conhecer e desenvolver nossa inteligência emocional é muito importante para termos uma vida melhor? A inteligência emocional

O Básico Bem Feito – PETS

Ter um cão ou um gato de estimação é tudo de bom. Na verdade, só quem tem um bichinho em

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos