Nutrição Materno Infantil

A nutrição materno infantil engloba diferentes momentos na vida de uma mulher, desde as tentativas de engravidar, a gestação em si, até a alimentação da nutriz e do bebê.


A nutricionista materno infantil tem a capacidade de orientar as mulheres enquanto tentantes sobre uma alimentação adequada para a fertilidade feminina e masculina, os melhores alimentos para a concepção e as orientações para a gestação. A partir disso, há o acompanhamento durante toda a gestação, com os cuidados da dieta, que não são voltados apenas para o controle do ganho de peso, mas também com orientações para lidar com os principais sintomas de cada fase da gestação, que podem envolver enjoos, náuseas, vômitos, azia, sonolência e cansaço.


No nascimento do bebê, os olhos ficam todos voltados para o recém-nascido, mas essa mãe também precisa de cuidados. O conhecimento dos melhores alimentos para cada uma, no aleitamento materno, ajustes de peso, cuidados com patologias que possam existir, relação entre alimentação materna e cólicas do bebê, são alguns dos muitos pontos que precisam ser vistos.


A amamentação, que representa em si o leite materno, o alimento ideal para o seu bebê, suprindo todas as necessidades nutricionais até os seis meses de idade, pode ser um desafio para muitas mães. Dentre os seus benefícios estão o desenvolvimento saudável, menores chances de infecção no ouvido, alergias, eczemas, asma, diarreia, diabetes e obesidade. E para a mãe, a amamentação pode diminuir o risco do desenvolvimento de câncer de mama, câncer de ovário e diabetes tipo 2.


A introdução alimentar, recomendada a partir dos 6 meses, é de extrema importância para consolidar hábitos saudáveis futuros. Essa fase faz parte da definição do paladar e do contato com sabores e texturas. Com a orientação adequada, aspectos individuais são levados em conta, como o desenvolvimento de cada bebê, a região onde vivem e a cultura familiar. Nessa fase, é avaliado o ganho de peso e crescimento da criança e alguns pontos precisam ser vistos de forma atenta, como recusa alimentar, seletividade e alergias alimentares.


Cuidar da nutrição desde o início da vida é de grande importância para garantir um bom desenvolvimento. Buscar profissionais especializados, que entendam as condições de cada fase, desde a preconcepção, gestação até a alimentação da própria criança e da família é fundamental para a saúde de todos.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

PRIVAÇÃO DE SONO

A maternidade é uma fase muito especial e o sonho de muitas mulheres. Envolve muitos momentos desafiadores, como o pós

E no final a vontade dEle prevalecerá 

Dia desses, durante um momento tenso, uma pessoa me disse firmemente palavras duras que determinavam um futuro que não combinavam

Os planos de Deus

Entre uma caixa e outra, a mudança era preparada. Guardava meus pertences de maneira cuidadosa e organizava tudo o que