As emoções tóxicas

Nós somos constituídas corpo, alma e mente e essas esferas funcionam interligadas, cada uma com sua função especifica. A mente governa através de ideias que, por sua vez, geram crenças e valores que vamos adquirindo por meio da nossa formação familiar, cultural, moral e ética. Nossos pensamentos são gerados a partir das coisas que acreditamos e isso desencadeia os nossos sentimentos e em seguida os nossos comportamentos.


Se você tem pensamentos positivos e saudáveis, suas emoções serão positivas. O contrário também é verdadeiro.
Você já percebeu, por exemplo, que quando uma pessoa triste, amargurada, mal humorada chega num ambiente o clima fica pesado?


Mães e pais emocionalmente tóxicos contaminam seu lar e geram filhos tóxicos. Toda a sociedade vai sendo comprometida por essa toxidade.
Através do autoconhecimento, aprendemos como funcionamos e esse aprendizado nos proporciona a possibilidade de fazer um diagnóstico de quem somos em várias esferas, relacional, emocional, comportamental, e podemos perceber por exemplo, quais são as situações que podem nos despertar raiva, chateação, tristeza, medo, ansiedade entre outras emoções.


Trabalhar diretamente nos pensamentos nos dá a possibilidade de quebrar ciclos viciosos, transformando a nossa mentalidade, a forma de enxergar e de nos relacionar, que por vezes está totalmente distorcida, já que agimos a partir dos conteúdos existentes na nossa mente.


Diante disso, cuidar da nossa saúde emocional é extremamente importante, porque as emoções são refletidas nas nossas relações, na vida pessoal, familiar, social e profissional.


As emoções saudáveis abrilhantam o nosso dia e nos dão forças para viver, sonhar e conquistar. As emoções tóxicas são devastadoras tanto para nossa saúde quanto para nossos relacionamentos, comprometendo a eficácia das nossas conquistas.


Algumas emoções tóxicas: medo,ira, raiva, ódio, ciúmes, vergonha, inveja, amargura e ressentimento, orgulho, egoísmo, tristeza e ansiedade.


É muito importante compreender que nenhuma pessoa está livre de sentí-las porque como seres humanos essas emoções fazem parte da nossa natureza. Porém jamais devemos permanecer nelas, senão isso resultará em uma vida infeliz e amarga, tendo relacionamentos desfeitos e até a saúde física afetada.


Todas as emoções tóxicas entram naquele circulo: pensamentos geram sentimentos, sentimentos geram ações e comportamentos e isso se dá dentro de um ciclo na nossa vida diária, diante de todos os aspectos e que muitas vezes acontecem sem que a gente perceba.


Esse ciclo nasce de experiências traumatizantes como as perdas, o abandono, os relacionamentos difíceis, lar onde os pais são tóxicos emocionalmente, onde sempre acontecem brigas, palavrões, gritos, traição, abandono.
Esses aspectos causam uma forma distorcida de pensar sobre nós mesmas e sobre o mundo, trazendo um alto nível de estresse e sofrimento emocional, deixando a vida amarga e sem brilho.
As mulheres são mais facilmente tocadas nas suas emoções e o número de mulheres que adoecem é alarmante.
Saber identificar as emoções tóxicas é o caminho da inteligência emocional. Saber administrá-las é o caminho para um interior limpo e restaurado.


Mulheres que não tem esse conhecimento, que não cuidam de suas emoções vão arrastando pela vida o mal humor, a tristeza, a depressão, o sentimento de solidão, podendo se tornar amargas, violentas, implicantes, irritadas.
Assim, uma mulher angustiada não tem condições de reproduzir um ambiente de paz e de harmonia a sua volta.
Mulheres inteligentes vão em busca de soluções para curar essas emoções tóxicas e não ficam a vida inteira sofrendo e gerando sofrimento para quem está ao seu redor.


Uma mulher, quando enfrenta uma situação emocional que foge do quadro da normalidade, precisa necessariamente buscar um profissional da área psíquica. Caso isso não seja tratado, podem surgir inúmeros outros transtornos e adoecimentos.


Meu desejo é que você mulher, compreenda que para cultivar emoções saudáveis muitas vezes precisaremos de mudanças no estilo de vida, na percepção de quem somos e de uma nova estrutura de pensamento, para que possamos desfrutar de saúde, sabedoria e inteligência na condução da nossa vida.

Fátima Aquino

Fátima Aquino

Fátima Aquino - Psicóloga Clínica - CRP 04/45482, Pós graduação em Psicanálise e em Terapia Familiar

Posts Relacionados

Lidando com a ansiedade

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2019), o Brasil ocupa o primeiro lugar em número de pessoas ansiosas no mundo, sendo

SER MÃE..

Nada melhor do que falar sobre ser mãe, no mês das mães, não é mesmo? E ser mãe é ver

Existe lei Maria da Penha para namorado?

O namoro é considerado como relação íntima de afeto, que independe de as partes morarem na mesma casa. Violência doméstica

Quando o amor parece não chegar

Estamos no mês mais romântico do ano e o que é motivo de alegria para alguns, pode ser de tristeza