É impressionante o impacto que as mulheres geram no mercado, na economia, na política, na sociedade de forma geral e no empreendedorismo.
Sabemos que as mulheres são dotadas de habilidades que, como podemos dizer, já vem de fábrica, como, a habilidade de ser multitarefa, ser mais flexível, colaborar em diversos níveis, ser criativas, sem citar o poder de liderança mais baseado na influência e não no comando, essas são algumas das habilidades que fazem parte desse conjunto incrível que possuímos.
Além dessas habilidades, a presença feminina nas empresas e principalmente em cargos de liderança, contribui para a diversidade que é tão necessária para o crescimento das instituições, quanto para a inovação.
Por isso, é importante sabermos um pouco o que as lideranças femininas estão fazendo no mercado e o impacto que elas têm gerado. Então, vamos conhecer alguns nomes de mulheres brasileiras que ocupam cargos de liderança e que não podemos ignorar:
Cristina Junqueira: é um dos grandes nomes no empreendedorismo brasileiro, ela é cofundadora do Nubank que é um dos unicórnios brasileiros, já foi capa da Forbes e considerada em 2017 uma das 40 mulheres mais poderosas do Brasil. Ela é engenheira e tem longos anos de experiência no mercado financeiro, além de ser apaixonada pela Disney, o que é sua marca registrada. Além disso, é um dos perfis que vale a pena acompanhar no Instagram, vez que ela produz e compartilha conteúdos fenomenais com seus seguidores que pode ajudar muito quem está começando a empreender ou quer alavancar sua carreira.
Camila Farani: é uma das principais investidoras em tecnologia do Brasil, é Top Voice no LinkedIn e através dos seus investimentos em diferentes empresas, acaba atuando em diversas frentes. Contudo, ela é fundadora e presidente de G2 Capital e sócia na GAA Investments, e ainda é bicampeã como “Melhor Investidor Anjo” do Brasil. Vale acompanhá-la no Instagram também, já que ela compartilha muito conteúdo valioso sobre investimentos, startups e empreendedorismo.
Adriana Barbosa: é uma das vozes pretas necessárias no empreendedorismo, ela é CEO do Instituto Feira Preta e da PretaHub, ambos com foco no desenvolvimento do mercado afro no Brasil. Ela ganhou vários prêmios importantes, entre eles o reconhecimento pela Forbes das 20 mulheres mais poderosas do Brasil em 2020.
Tânia Consentino: ela é a presidente da Microsoft no Brasil desde 2018, e sucedeu à presidência de outra mulher, Paula Bellizia. Já acumula mais de 30 anos de experiência, tendo trabalhado por muitos anos na Schneider Electric. Além disso ela é líder do programa de Mulheres da ONU chamado HeForShe e da Iniciativa do Pacto Global da ONU.
Claramente temos vários outros nomes de mulheres que têm feito a diferença no empreendedorismo feminino no Brasil e nos mostram que temos voz sim, que podemos através das nossas expertises e de muito trabalho conquistar os cargos mais altos e que temos competência e capacidade para tal. Em outros momentos, conheceremos mais nomes de mulheres que têm realizado um trabalho de valor.
Não desista de conquistar seu negócio, de abrir a empresa dos seus sonhos, nem de alavancar sua carreira, além de ter competência e capacidade, você pode sim!