Meu filho precisa de Podologia?

Saiba como cuidar. CUIDADO, UNHAS MUITO CURTAS PODEM PREJUDICAR A CRIANÇA. SAIBA COMO CUIDAR.

A gente bem sabe que as unhas dos pequenos precisam ser cortadas para evitar que eles se machuquem, ou machuquem outros bebês e pessoas.

Mas o que passa despercebido é como esse corte de unhas precisa ser feito. Bom, mães e pais, leitores da nossa coluna, existe um jeito certo de fazer este corte. Vamos saber mais?

Por que meu filho não gosta de cortar as unhas?

É muito comum ouvir “corto a unha das crianças bem curtinhas, assim não entra sujeira”.

Tome cuidado! Esse corte de unha além de muito doloroso para a criança, é incorreto.

Quanto mais curtinha a unha, mais próxima do leito ungueal, uma região muito vascularizada. Ou seja, quando a criança vai pegar alguma coisa, a região está muito sensível e ela acaba sentindo dor.

O problema é ainda maior quando esse corte curtinho é feito nos pés.

Na infância, o contato dos pés com o chão é fundamental. Pois, aumenta a superfície de apoio, trabalha o equilíbrio e estabilidade corporal. Ao andar descalço a musculatura dos pés e das pernas são fortalecidas, favorecendo o desenvolvimento do andar, correr e saltar.

Por isso, quando as unhas são cortadas muito curtinhas, há um estímulo do contato delas com os dedos, o que pode gerar a famosa “unha encravada”, além de aumentar as chances de infecções. Lembrando que as unhas curtinhas tornam o contato com superfícies em geral doloroso, ou seja, o processo de desenvoltura do corpo pode ser prejudicado.

Como a Podologia pode ajudar a criança

Procuramos sempre atender as crianças com acolhimento, em um ambiente onde ela se sinta confortável e segura.

Isso é fundamental para que ela esteja calma e os medos do processo sejam amenizados, já que elas costumam vir de um histórico de “quanto mais curtas as unhas, melhor”, o que é muito doloroso.

As unhas então, são cortadas de forma técnica e personalizada, seguindo a anatomia dos dedos: as vezes mais redonda, as vezes mais quadrada, ou apenas com a pontas abauladas.

Em seguida, aplicamos um leve polimento para tratar a descamação. Como as crianças, em geral, tropeçam bastante nesse processo de desenvolvimento, as unhas recebem alguns impactos. E nós contribuímos para que elas fiquem fortes e confortáveis para seus filhos e filhas.

Por fim, orientamos para a criação de um bom hábito que é escovar (com cerdas macias) debaixo das unhas. Isso ajuda a prevenir algumas infecções e proliferações bacterianas.

Sempre queremos o melhor para os nossos filhos e filhas. Se você leu até aqui é porque está em busca de conhecimento para fazer sempre o melhor! Então, sinta-se acolhido. Com essas novas práticas, e o acompanhamento de um bom profissional, o processo de cortar as unhas será mais leve e feliz.

Volto em breve com mais assuntos relevantes para vocês!

Daiana Figueira

Daiana Figueira

Daiana Figueira é empreendedora, apaixonada por aprender e compartilhar conhecimento. Com mais de 10 anos de experiência, é Fundadora da Clínica de Podologia Avançada em Uberlândia. E aqui na coluna, ela falará sobre temas que interligam saúde, história e bem-estar.

Posts Relacionados

Se amar é uma Revolução!

Sim, amor próprio é um ato revolucionário! Muito se ouve sobre isso e talvez você se sinta confusa com relação

Os dias 14 na Coreia do Sul

O dia dos namorados é celebrado em diferentes datas ao redor do mundo ecom diferentes costumes. No Brasil, comemora-se em

Já é Natal!

Ele chegou! O Natal, época de comemorações, quase sempre dias repletos de emoções mais intensas, de demonstrações de afeto, de

Nunca pare de lutar

Sim, se você é um crente “raiz” ou já ouviu Ludmila Ferber, a referência desse título éexatamente o que pensou.