Já ouviu falar em família multiespécie? É um termo relativamente novo, que visa abranger o convívio próximo entre as pessoas e seus animais de estimação. Se fizermos uma observação em relação a locais públicos: shopping, parques, alguns restaurantes, e até mesmo hotéis e aeroportos poderemos notar a presença de cães e gatos acompanhados de suas famílias.
Mudanças na sociedade ao longo dos anos fizeram com que os animais ganhassem um lugar de destaque. Refletidas diretamente no estilo de vida e até mesmo no mercado. A exemplo disso é possível encontrar até mesmo itens de luxo, joias e acessórios, voltados pra pets. Além de serviços de creche e hotelaria, alimentação balanceada e exclusiva, serviços de estética e atendimento médico de alto padrão.
Rotinas de trabalho cada vez mais exigentes, necessidade de isolamento social (como aconteceu na pandemia) e dificuldade nas relações interpessoais, são fatores que favorecem a preferência pelo convívio com os animais. Já que eles não demandam tanto tempo e cuidado, nunca se frustram com nossas atitudes, não nos cobram absolutamente nada e ainda comemoram com afinco quando chegamos em casa. Se tornam assim companhias preciosas no nosso dia a dia.
Não importa a espécie: cães, gatos, aves, coelhos, roedores, pets exóticos, todos podem se tornar ótimas companhias dentro dos lares. Lembrando que, o convívio com os animais ajuda a aliviar nosso estresse, melhora nossos níveis de serotonina, trazendo bem estar e satisfação. Tudo isso comprovado cientificamente, não é a toa que encontrar famílias multiespécies está cada vez mais comum.