Existe Natal na Coreia do Norte?

Dia de Natal é um feriado e festival comemorado anualmente em 25 de dezembro em várias partes do mundo. Existem diversas maneiras e tradições de se comemorar essa data, porém, como muitos esquecem, o Natal é uma data de cunho religioso cristão, ou seja, nem todas as religiões celebram tal feriado.

É o que ocorre então, na maioria dos países da a Ásia, e especificamente, na Coreia do Norte. A grande parte da população é ateísta, ou seja, não acredita em qualquer tipo de divindade, e estimam-se que atualmente, cerca de apenas 2% da população norte coreana segue o cristianismo.

A Coreia do Norte, um dos regimes atuais mais repressores do mundo, não incentiva a população em questões religiosas, mantendo regras rígidas sobre esse assunto. Por isso, o Natal, teoricamente não é celebrado por lá.

O país faz de tudo para que os costumes e festas do ocidente não cheguem as pessoas. Dessa forma, a maioria da população não faz ideia das tradições natalinas comemoradas em dezembro por grande parte do mundo.

A constituição da Coreia do Norte, menciona a liberdade religiosa a todos os cidadãos, porém, praticantes cristãos podem ser presos ou até mesmo morrerem por expressarem suas opiniões e crenças no país. Muitos se escondem e acabam fazendo cultos em lugares longe dos olhos das autoridades.

O governo autoritário norte coreano monitora outras crenças também, como Budismo e Chondoísmo, pois acreditam que este tipo de aglomeração incentive a emigração de pessoas para outros países.
Apesar de não haver o Natal (em seu princípio) que é o nascimento de Jesus Cristo, na Coreia do Norte é celebrado no dia 24 de dezembro o nascimento de Kim Jong-Suk, falecida avó do atual ditador, primeira esposa de Kim Il Sung (primeiro líder da Coreia do Norte). Ela é vista como uma grande heroína e esta data é comemorada por muitas organizações femininas que vão ao Cemitério dos Mártires Revolucionários de Taesongsan prestar homenagens a ela. Uma data na qual as famílias se reúnem para honrar os líderes do país.


O nascimento de Kim Il Sung acabou se tornando uma maneira de mascarar a data cristã no calendário dos coreanos, porque, por mais que o país proíba e até reprima as manifestações religiosas por parte dos seus cidadãos, há cinco igrejas católicas controladas e sancionadas pelo próprio Estado Norte Coreano.


Os habitantes do país encontram dificuldades para frequentar esses locais, a menos que sejam visitantes estrangeiros. Os templos religiosos tornaram-se uma tentativa usada pelo governo de mostrar que a Coreia do Norte é livre. Com isso, as celebrações de Natal são festejadas apenas por turistas, longe dos olhos da população norte coreana em ambientes controlados e restritos.


Apesar da perseguição do regime, é possível encontrar algumas luzes e árvores decorativas pelas ruas, restaurantes, hotéis e lojas. Entretanto isso acontece somente para propaganda e para receber turistas. O que para alguns, são árvores de Natal, para outros são apenas decorações de inverno.

Thais de Bem

Thais de Bem

Thaís de Bem - Internacionalista e Co-founder Agência UNBOX

Posts Relacionados

Dicas de Direito do Consumidor

Chegou o mês de muitas confraternizações com amigos e família, trouxemos dicas importantes que todos os consumidores deveriam saber E

Bem-vinda à Menopausa!

Seus pés mostram sinais no momento de transição e podem melhorar sua autoestima! Todas nós sabemos que esse momento chega

Balanço geral e novos planejamentos

Como sabemos, todos os problemas que o mundo enfrentou durante a pandemia, fez com que alguns setores tivessem mais visibilidade

Olá, sou Laila Lemos.

Olá, sou Laila Lemos, natural de Uberlândia. Com mais de 25 anos de experiência na odontologia, sou proprietária de uma