Digital influencer: de quantos seguidores preciso para ser considerada uma?

Quando se trata de influência digital existem diversos conceitos que permeiam a imaginação dos usuários das mídias digitais. Um pensamento muito frequente é o de que se faz necessário ter pelo menos dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais para poder ser considerada uma influenciadora digital. Será que procede?

Eu trabalho também através de uma plataforma de influenciadores que direciona as campanhas de acordo com os perfis e nichos dos “IGs” no Instagram. A plataforma liga as marcas às influenciadoras, identificandose você cumpre ou não os requisitos para participar da campanha em questão, bem como informa a remuneração para aquela ação. Ontem vi disponível nessa plataforma uma campanha para uma marca que gosto muito, e quando conferi se cumpria os requisitos, havia um que eu não atendia. Adivinha qual deles eu não dei “check”?

Por incrível que pareça, a única exigência da marca que eu não atendia enquanto influenciadora, era o número de seguidores. E então você me pergunta: “nossa, que pena, Bru. Você não tinha o número mínimo exigido pela marca?” Não. Aí é que tá. O meu número de seguidores estava muito além da quantidade máxima que a empresa pedia. E agora você deve estar se perguntando qual era o número de seguidores desejado para essa campanha, certo?

Ao contrário do que a maioria pensa, existe uma estratégia forte por parte do marketing das marcas ao escolher nano influenciadores para suas campanhas nas mídias digitais. Pense comigo: quando você precisa de indicação de algo, para quem você pergunta, para alguém que você considera distante e inalcançável ou para uma amiga, uma pessoa que você sente próxima, com quem você consegue se identificar? Em quem você confiaria para seguir uma indicação?

É sobre isso (literalmente). Hoje as empresas reconhecem o alto poder de conversão, se tratando de porcentagem, dos nano influenciadores. Essa estratégia se faz ainda mais poderosa no caso de negócios locais aliando influencers locais na divulgação da marca. O fato é: existe espaço para todos. Para ser uma influenciadora, basta influenciar. Já fazemos isso até inconscientemente, então se colocarmos intenção, o poder de influência só tende a ser potencializado.

E sabe aquela campanha na plataforma que citei acima? Para se candidatar era necessário ter entre 1.000 e 10.000 seguidores. Não mais que dez mil seguidores. Essa faixa é justamente a que caracteriza a influencer como nano influenciadora. Isso mostra a evolução das percepções acerca das mídias sociais.

O fato é que você pode até não querer, mas está influenciando e/ou sendo influenciada. Cabe a cada uma perceber se gosta de fazer isso com foco nas redes sociais e decidir se quer influenciar intencionalmente e ser remunerada por isso. Os grandes nomes do cenário da influência digital começaram pequeno e mostram que dá para crescer e atingir altos patamares através das redes sociais.

Ao passo que hoje a “concorrência” é maior, o que faz parecer ser mais difícil se destacar, temos mais estudos de caso e exemplos do que funciona e do que não funciona atualmente. Diferente de quem chegou “quando tudo isso aqui era mato” e só tinha a base da tentativa e erro para crescer, temos histórias e cases de sucesso para nos inspirar. Não tem que ser fácil (e não é), mas você precisa saber que é possível.

Bruna Ohanna

Bruna Ohanna

Bruna Ohanna, 27 anos - influenciadora digital, ex-comissária de voo, mentora, empreendedora, professora e marketeira digital

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