Como alterar meu nome e sobrenome direto no cartório

Em 28 de junho de 2022 foi publicada a lei 14.382/2022 que alterou o artigo 56 e 57 da lei dos registros públicos, com o objetivo de permitir a alteração do nome e a inclusão de sobrenomes possam ser feitos diretamente nos cartórios, não havendo a necessidade de apresentar justificativas ou de entrar com uma ação judicial.

Dessa forma, qualquer pessoa, independente da maioridade, permitindo que qualquer pessoa possa fazer a solicitação no cartório, em qualquer idade.

Para alterar o pronome, como é chamado pela lei o primeiro nome de uma pessoa, pode ser alterado no registro civil sem a necessidade de justificativa para a decisão, ainda, essa alteração não pode ser feita mais de uma vez em cartório, não permitindo acontecer a volatilidade, ou seja, uma forma de evitar com que as pessoas não percam sua referência.

Não há restrição da escolha do nome, porém, existe a regra que diz: que poderá intervir se o nome escolhido expor ao ridículo a pessoa, como por exemplo, a escolha dos nomes que fogem da grafia tradicional, aqueles que abusam de letras dobradas ou que utilizem estrangeirismos não são recomendados.

Quanto a alteração do sobrenome, ele é de inclusão e não é possível excluir no cartório, seguindo assim, ordem judicial. Nesse sentido, abrangem os casos em que o filho não tem vínculo afetivo com o pai, não sendo possível excluir o sobrenome no cartório, sendo possível realizar através de demanda judicial.

É possível inserir no ato do casamento o sobrenome do cônjuge, podendo assim, excluir um sobrenome. Outro caso que é permitido a exclusão do sobrenome em cartório, é quando uma pessoa divorciada e que permaneceu com o sobrenome do ex-cônjuge após a separação, deseja retirar esse nome. O que antes da nova lei, só seriam permitidas de forma judicial. 

A medida de valor para realizar a alteração dos nomes com a nova lei em vigor tem o custo médio de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais.

A alteração da lei deve ser vista com cautela, em relação a possibilidade de alteração do nome sem motivação idônea, em relação ao sobrenome que possibilita a inclusão de um sobrenome de família, está de acordo com o anseio da sociedade.

Giulia Cherulli

Giulia Cherulli

Posts Relacionados

Os planos de Deus

Entre uma caixa e outra, a mudança era preparada. Guardava meus pertences de maneira cuidadosa e organizava tudo o que

Mesa Posta de Café da Manhã

Uma mesa bonita e organizada deixa qualquer refeição mais agradável e, até mesmo, maissaborosa. Em uma recepção além dos alimentos

Se tornar Pai

Pai, esse rótulo de peso e responsabilidade. Uma pessoa que não gera, mas que cria, nutri, orienta e se torna

Ano Novo, Empresa Nova

Eu sei que é meio clichê, mas eu sou daquelas que não consegue deixar de olhar para o Ano Novo

Empreender é coisa de gente grande

O empreendedorismo é um universo fascinante que atrai a atenção de pessoas de todas as idades. No entanto, para se

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos