Ano Novo, Empresa Nova

Eu sei que é meio clichê, mas eu sou daquelas que não consegue deixar de olhar para o Ano Novo como, de fato, um novo ano. Eu gosto muito das estações, dos tempos, das novas fases, acredito realmente que precisamos disso para nos ajudar no caminho e que a novidade nos faz bem.

Talvez, esse seja um dos motivos pelo qual eu gosto tanto dessa época do ano.

Acredito que você já sabe o quanto eu gosto de abrir novos negócios, pensar em todos os aspectos sobre eles, ver o crescimento e encontrar novas soluções. Mas, quando eu digo “Ano Novo, Empresa Nova”, não estou necessariamente falando sobre começar um novo negócio, mas sim, sobre dar um up, no que você já tem. Mas, é claro que se você quer começar um negócio novo, também tem espaço e é sempre bem-vindo.

Todo final de ano eu gosto de tirar um tempo para fazer o balanço das empresas, avaliar o que deu certo, o que deu errado, o que devemos continuar fazendo, o que precisamos mudar, quais as ideias que podemos testar, como foi nosso faturamento, como podemos aumentá-lo, onde está nosso gargalo.

Bom, então é hora de tirar um tempo e analisar a quantas anda a sua empresa e trazer todas as novidades necessárias para torná-la em uma marca ainda mais forte e lucrativa.

Vou te apresentar alguns pontos que podem te ajudar a modificar toda a realidade da sua empresa:

  1. Analisar a filosofia: a gente costuma ficar no automático e não paramos para analisar se a filosofia da nossa empresa está sendo cumprida, se aquilo que estipulamos como a razão da empresa existir, ainda faz sentido para nós e para o negócio. Pare por uns minutos e faça essa análise, perceba se você está apenas apegada a algo ou se isso ainda faz sentido.
  1. Analisar o produto: esses dias, parei para analisar alguns produtos de uma das minhas empresas e pasmem, a minha conclusão é que alguns desses produtos não fazem sequer mais sentido para a empresa, é hora de renovar, de mudar a entrega, de trazer novos produtos que fazem muito mais sentido para a empresa e para os clientes.
  1. Analisar o público-alvo: você já parou para pensar que o seu público-alvo pode mudar por causa do seu próprio público? É interessante pensar sobre isso porque muitas vezes não percebemos que se criamos uma marca que tem fãs que comprariam da gente por muito tempo, talvez seja hora de começar a ter produtos para esse público que vai amadurecendo também. Ou ainda, talvez o mercado tenha mudado, ou ainda você mesma e precisa repensar o público para o qual está falando.
  1. Analisar o posicionamento de marketing: já parou para observar como a sua marca está posicionada no digital? E já parou para encarar o fato de que muitas vezes a gente acha que temos um certo posicionamento, mas não é assim que as pessoas estão nos vendo? Análise de verdade como está o posicionamento de marketing da sua empresa e perceba os pontos que precisam de melhorias e quais são os pontos mais fortes. Se precisar de ajuda, já sabe, é só me chamar lá no @unboxyourideas!
  1. Analisar o lucro: passando as festas de final de ano, análise o lucro da sua empresa, veja qual é o produto campeão de vendas, qual é aquele que não precisa estar no seu estoque nem esteira de vendas para o próximo ano, ou ainda quais são as melhores apostas para o seu público, o que você pode trazer de novo para o seu negócio que vai ser um grande sucesso!

Esses são alguns pontos importantes e interessantes para você e a sua empresa nesse final de ano, eu também estou fazendo essas análises nos meus negócios e te garanto que vale muito a pena. Inclusive, estou compartilhando um pouco disso lá no @bruna_thalita, vem acompanhar para aprender mais!

Feliz ano novo e muito sucesso para você e o seu negócio!

Continuamos juntinhas em 2023!

Bruna Thalita

Bruna Thalita

Bruna Thalita tem 27 anos, e tem se descoberto uma mente multipotencial. É advogada, historiadora por formação, empreendedora desde muito nova e escritora por paixão e necessidade.

Posts Relacionados

Comida Típica Mineira

Como uma boa mineira que sou, não poderia deixar de falar das nossas comidas típicas, aqui sem dúvidas, temos uma

“MÃE É QUEM FICA”

Para celebrar esse Dia das Mães e ressaltar o amor e a dedicação que as mães oferecem diariamente, expressando sentimentos

Sobre ser mãe…

Antes de ser mãe, tudo que nos falam são apenas frases formadas. Até mesmo nossas mães sempre diziam: “quando você