Ceia de Natal ao redor do mundo, o que é típico para cada país?

Já é dezembro e estamos bem próximo ao Natal, nada melhor do que já planejarmos nossa Ceia para recebermos familiares e amigos, além de trocarmos presentes, estarmos juntos de quem amamos, é um momento de celebração e alegria ao redor da mesa com muita fartura e comida gostosa. Além de ser uma tradição muito comum ao redor do mundo, cada país tem uma forma e costume de celebrar a data.
Mas você conhece o significado da Ceia de Natal?


Na noite de Natal os europeus tinham o costume de deixar suas casas abertas para que os viajantes e peregrinos pudessem se juntar aos anfitriões e confraternizarem a data juntos. Com o passar do tempo a tradição se espalhou pelo mundo a fora e cada país se ajustou a uma forma e cultura de celebrar o Natal com algumas características.
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre a tradição de Natal, pratos típicos e os costumes de alguns países.
Aqui no Brasil herdamos a tradição dos norte-americanos de adicionar o peru ao jantar. Quase todas as famílias brasileiras comemoram a noite de Natal com um belo e grande peru em cima da mesa acompanhado de farofa, arroz e salpicão, além de diversas sobremesas como panetones, chocotones e rabanadas.


Nos Estados Unidos o peru também é bastante consumido não somente no Natal mas como também no dia de Ação de Graças. Já na sobremesa não se pode faltar a famosa “apple pie” também conhecida como torta de maça, que é bastante tradicional e famosa entre os americanos. E claro que eu não poderia deixar de mencionar o “gingerbread” famosos biscoitos de gengibre em formatos de casinhas ou bonecos.


Na Alemanha é muito comum você presenciar uma mesa com muita variedade de carne de porco e vários tipos de doces, biscoitos e castanhas. Os alemães também adoram a opções do Fondue de queijo, pois é uma opção fácil e simples para comemorar a Ceia de Natal. Para não perderem a tradição é muito comum também consumirem um prato a base de salada de batata e salsicha que se chama Borckwurst.


Em contra partida na Polônia é proibido o consumo de carne vermelha na noite de Natal e por isso são caracterizadas e compostas de peixes e vinho branco. O início da ceia começa com uma sopa rala (consomê) de beterraba vermelha, provavelmente a sopa mais popular para essa data. Também a sopa de cogumelos não fica para trás já que é bastante consumida pelos polacas na noite de Natal.


Os franceses já comemoram o Natal com a mesa repleta de frutos do mar, em especial as ostras que servem de entrada, assim também como de costume, servem foie gras com champanhe, escargots e salmão defumado. Já o prato principal, é o peru, igual no Brasil, só que recheado com castanhas, misturas de carne de porco, alho, cebola e cravo da índia.


Do outro lado do mundo, na Austrália, a data também é comemorada no verão assim como no Brasil, por isso que é muito comum as famílias australianas celebrarem a Ceia na praia, com comidas leves e refrescantes, como saladas e carnes frias, ou churrasco de frutos do mar que é o mais tradicional de todos. De sobremesa, não podendo faltar o famoso pudim de ameixas flambadas e a mais queridinha pavlova, que é um tipo de merengue gigante servido com frutas vermelhas.


Conhecemos um pouquinho da Ceia de Natal de alguns países ao redor do mundo. Sabemos que cada país, cada família tem sua tradição e até mesmo uma receitinha secreta de família que as vezes não é compartilhada rsrs, mas o mais importante é celebrar a data com muito amor no coração para comemorar o nascimento do menino Jesus.

Gabriella Sivieri

Gabriella Sivieri

Meu nome é Gabriella Sivieri, tenho 28 anos, sou natural de Uberlândia. Sou casada, e ainda não temos filhos, e sou apaixonada pela confeitaria.

Posts Relacionados

Autoimagem X Autoestima

Olá mulheres revolucionárias! Nosso assunto hoje é: Autoimagem e Autoestima! De modo geral confundimos esses conceitos e ficamos perdidas e

Origem do Halloween

Acredita-se que a maioria das tradições de Halloween tenham se originado nos antigos festivais celtas chamados Samhaim, que marcavam a

Amar a si mesma é a maior revolução

Em um mundo onde somos direcionadas a duvidar de nós mesmas, sentirmo-nos inseguras e buscar desenfreadamente uma perfeição irreal, amar

Influencer Empreendedora, como assim?

A ascensão das mídias sociais trouxe consigo uma nova figura na era digital: a influencer. Essas pessoas ganharam popularidade e

Olá, sou Laila Lemos.

Olá, sou Laila Lemos, natural de Uberlândia. Com mais de 25 anos de experiência na odontologia, sou proprietária de uma