“E se falássemos sobre ansiedade?”

“E se” … pronto! Um simples pensamento como esse é capaz de dar início a uma série de pensamentos catastróficos. Acompanhados de vários sintomas físicos como, coração acelerado, sudorese, tensão e sensações de morte iminente, a ansiedade pode gerar um ciclo vicioso de fuga, em que se passa a evitar a todo custo situações que possam gerá-la.


Eu entendo que, ao falarmos sobre esse assunto, você pode acreditar que se trata apenas dos sintomas que citei acima. Mas é justamente nesse processo de evitação, que a ansiedade pode se manifestar de diversas maneiras, seja por meio daquele trabalho que você procrastina por dias, no medo de dirigir, no perfeccionismo exagerado ao não aceitar nada menos que a perfeição, na insegurança em expressar uma simples opinião ou, até mesmo, no medo de dizer não.


E agora, talvez você esteja se perguntando como um pensamento tão simples pode desencadear tantas coisas. A verdade é que o desconhecido causa medo e posso te mostrar! Lembra quando você era criança e na hora de dormir, com a casa toda escura e em silêncio, você imaginava algo embaixo de sua cama? Você se recorda qual era a sua primeira reação ao sentir medo? A minha, por exemplo, era acender a luz e verificar se estava tudo bem (ou chamar meu pai!).


Um simples “e se” carrega inúmeras possibilidades de um futuro incerto, em que nosso imaginário se encarrega de prever os piores cenários. É exatamente por isso que precisamos falar sobre a ansiedade. Trazer luz sobre este assunto, tem a capacidade de nos pôr no controle de uma situação que nos paralisa e amedronta.


Imagine comigo se assim que o primeiro pensamento ou sintoma ligado a ansiedade surgisse, você soubesse exatamente o porquê está assim e o que fazer? Já pensou quantas situações você passaria a enfrentar?

Nathalia Marques

Nathalia Marques

Nathalia Marques, natural de Araguari, psicóloga, com formação em Terapia Cognitiva Comportamental. Atua como psicóloga clínica desde 2019 e quer te mostrar uma psicologia simples, prática e aplicável, capaz de trazer leveza para o nosso dia-a-dia.

Posts Relacionados

Relacionamento Tóxico X Relacionamento Abusivo

Relacionamentos amorosos são sempre desafiadores. São duas pessoas diferentes, com histórias e históricos diferentes, com uma visão de mundo particular,