O papel da nutrição na endometriose

O endométrio nada mais é que a mucosa que reveste a parede interna do útero. Entendemos então, que a endometriose é a presença anormal do tecido que cresce dentro do útero para fora da cavidade uterina. As causas da doença ainda não foram descobertas, mas estudos apontem algumas hipóteses: fatores genéticos e hormonais, mas também ambientais: aditivos alimentares, estresse e metais pesados.

É uma doença inflamatória crônica e muito dolorosa, na qual traz muitos desconfortos para as mulheres, desde cólicas absurdas, sangramentos fora do período menstrual, dores na relação sexual, até desconfortos intestinais. Vale ressaltar também, que a doença traz interferências na capacidade reprodutiva da mulher, ou seja, infertilidade.

Cada vez mais ouvimos falar de casos de endometriose em mulheres (5 a 15% das mulheres no período reprodutivo) e com isso acabou se tornando uma questão de saúde pública. É claro que intervenções médicas (uso de hormônios/cirurgia) são necessárias para o auxílio a prevenção e abrandamento dos sintomas, mas a nutrição também tem pode ajudar consideravelmente.

Como a endometriose é um distúrbio inflamatório, logo, controlar a inflamação é preciso. Para isso, temos alguns nutrientes: zinco; magnésio; vitaminas antioxidantes A, C e E; vitaminas do complexo B e ômega 3. Prefira uma alimentação mais rica em fibras, alimentos fonte de resveratrol, vegetais e folhas verdes escuras, peixes e chá verde. É muito importante também evitar carne vermelhas, ácidos graxos saturados e trans, embutidos e bebidas alcoólicas.

A mulher que sofre de endometriose, deve ser acompanhada por uma equipe multiprofissional: médicos ginecologistas, nutricionistas, psicólogos e até mesmo fisioterapeutas. Trazendo aí, melhora no estilo de vida (atividade física), modulação hormonal e se for o caso, cirurgia.

Adriana Cruz

Adriana Cruz

Posts Relacionados

Superalimento: Aveia

A aveia é um cereal da família das poáceas, cujas sementes são ricas em vários nutrientes. Ela é um alimento

Será que tenho Pés de Charcot?

Conheça a neuropatia diabética que afeta os pés e chega de forma silenciosa.  Olá, queridas leitoras! Sabia que os pés

Cores na Mesa Posta: Como combinar?

Existem infinitas possibilidades de combinações,porém elas dependem da sensibilidade de cada pessoa,para isso vou apresentar algumas aplicações de coresna mesa.