Oi meninas, tudo bem? Eu sou a Adriana Cruz e divido a coluna de “Nutrição” com a Luísa, que vocês já conhecem!
O primeiro conteúdo por mim não poderia ser diferente. Afinal, você já deve ter lido várias dicas de como ter uma vida mais saudável. O básico, às vezes, você já sabe. Mas quero te mostrar além. Vou mostrar para vocês 5 pilares para ter uma vida mais saudável!
Movimentar
Fazer alguma atividade física é um pilar de saúde insubstituível. Faça o que você gosta (musculação, funcional, caminhada, pilates, yoga…), mas movimente-se. E não espere o momento e cenário perfeito. Faça com o que você tem em mãos, com o que consegue. Foque na constância.
Depois que você cria o hábito, tudo fica mais fácil. Eu te garanto!
Alimentação
Faça da base da sua alimentação, a comida de verdade. Sem segredos! O que a gente consome pode ser fonte de saúde pro nosso organismo, mas também de doença.
Mas nutri, o que é comida de verdade? Verduras, frutas, cereais, leguminosas, gorduras boas, proteínas animais… ou seja, o oposto daquilo que chamamos de processado, com vários aditivos químicos, conservantes, corantes, excesso de açúcar e sódio… Desembale menos e descasque mais!
O equilíbrio é a melhor escolha. Nada de terrorismo nutricional, hein?
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.”
Boa digestão
É lá no intestino que começa a sua saúde. Sabia? Uma coisa é se alimentar de forma saudável, outra é assimilar bem esse alimento. Um intestino que não está em equilíbrio, ou seja, tem mais bactérias patogênicas do que benéficas, têm mais dificuldades em processar alimentos e pode prejudicar a capacidade de absorção dos nutrientes. Com isso, o nosso corpo começa a “falar” através de sinais, como: distúrbios gastrointestinais (azia, refluxo, constipação, gases…), mudanças de peso (mais dificuldade para regular o açúcar no sangue), distúrbios do sono (insônia, por exemplo), intolerâncias alimentares (dificuldade de digerir certos alimentos) e doenças da pele.
Foque em alimentos ricos em fibras, vegetais crus, probióticos, aumente a ingestão de água e evite alimentos industrializados e gordurosos.
Precisamos comer bem, mas eliminar melhor ainda!
Descanso
Relaxar e ter um sono bom é importante para restaurar o nosso organismo.
O sono tem muitos benefícios, dentre eles: secreção e liberação de hormônios (insulina, hormônio do crescimento, etc.), relaxamento da musculatura, fortalecimento do sistema imunológico…
Algumas medidas pra melhorar o sono: evite comer carne vermelha à noite, evite cafeína e processados, inclua chás calmantes à noite (mulungu, camomila, erva doce). Tenha um ritual do sono: banho quente, deixe o celular longe, abaixe a luz do quarto, tenha um horário certo pra dormir todos os dias.
Saúde mental e emocional
Tenha pensamentos positivos. As emoções atuam sobre o nosso organismo. Procure alguma prática que te ajude, meditação, oração, terapia. E seja grato!
Ter um estilo de vida saudável é basicamente o conjunto de escolhas certas e de todos esses pontos citados. O foco na atitude certa faz toda a diferença.
Viva bem!
—
Adriana Cruz
Nutricionista – CRN-9: 21564