Você tem barriga de ar?

Em consultório uma das queixas mais frequentes é a distensão abdominal, que é aquela sensação de estufamento e inchaço. Esses sintomas citados podem ser pelo simples fato de comer a refeição rápido demais ou até mesmo pelo excesso de comida. Porém, existem questões um pouco mais complexas, como: disbiose intestinal, SII (Síndrome do Intestino Irritável), intolerância à lactose, doença celíaca, constipação intestinal…

Existe uma classe de alimentos que chamamos de FODMAPS, que é uma sigla em inglês que significa: oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. Nada mais é que carboidratos que não são bem digeridos pelo nosso sistema digestório como a lactose, frutose, álcoois de açúcar, presentes em alimentos como leite e derivados, cebola, alho, trigo, couve-flor, brócolis, adoçantes, mel… e acabam sendo fermentados por bactérias.

A dieta low FODMAPS, pode amenizar os desconfortos do estufamento, má digestão e flatulência, mas é uma estratégia que precisa ser assistida e bem explicada pelo nutricionista, visto que não pode ser usada por muito tempo (conduta temporária), porque a maioria das bactérias e suas diversidades vem das fibras, e uma dieta a longo prazo sem fibras pode causar deficiências nutricionais.

Vale ressaltar a importância do acompanhamento com um nutricionista para saber como tratar, entender as causas e identificar a raiz do problema.

Adriana Cruz

Adriana Cruz

Posts Relacionados

DIA DAS CRIANÇAS

Na maternidade, uma data que se é muito lembrada, é o dia das crianças! Desde antes mesmo de nascerem nossos

Adoção é uma opção?

A adoção é o instituto que tem por objetivo mudar o núcleo familiar de uma criança ou adolescente e possui

Meu Coração é Seu

Você me pediu um tempo para nós, só eu e Você e não cabia mais ninguém… Éramos somente nós! Eu

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos