Um ambiente saudável! O melhor presente para seu filho.

Outubro é o mês das crianças e nós mães, começamos a pensar nos presentes e nas surpresas que faremos para nossos filhos, principalmente se eles estão na infância.

Geralmente pensamos em presentes que alegrem o tão aguardado dia, e isso é muito bom!

Hoje eu gostaria de chamar a sua atenção para ações e cuidados que são verdadeiros presentes (não materiais) para nossos filhos, e que terão um grande impacto em toda sua vida.

Estou me referindo ao cuidado com a saúde mental, mais especificamente a nossa saúde mental, como mães e pais.

Sim, a nossa saúde mental têm grande impacto sobre nossos filhos.

Vivemos tempos de um número crescente de adoecimento mental e não podemos estar despercebidas para esse fato que gera tantos impactos na vida familiar e no desenvolvimento dos nossos filhos.

Pais que enfrentam problemas de saúde mental como depressão, ansiedade, estresse crônico, entre outros, muitas vezes podem ter dificuldades em oferecer um ambiente estável e de apoio para seus filhos. Isso pode afetar o bem-estar emocional e psicológico das crianças e adolescentes, assim como seu desenvolvimento cognitivo e social.

Sabemos que os pais desempenham um papel fundamental no modelamento do comportamento e das habilidades de enfrentamento dos filhos, e crianças que crescem em um ambiente em que os pais enfrentam desafios de saúde mental podem estar em maior risco e sofrerem com problemas emocionais e comportamentais.

É claro que não podemos desconsiderar as dificuldades que todas nós sofremos, as pressões da vida, os inúmeras desafios que enfrentamos.

Não há aqui a intenção de nos fazer sentir culpa, mas sim de nos despertar para um investimento extremamente necessário, que é na nossa saúde mental.

Precisamos estar atentas ao fato de que pais emocionalmente adoecidos podem transmitir seu estresse, ansiedade, depressão ou outros problemas emocionais para seus filhos de várias maneiras já que as crianças muitas vezes imitam o comportamento e as reações dos pais. Se os pais estão constantemente estressados ou ansiosos, os filhos podem aprender a lidar com o estresse da mesma maneira.

A falta de apoio por parte dos pais adoecidos pode afetar o desenvolvimento emocional das crianças, além de oferecer um ambiente familiar instável, com conflitos frequentes, negligência afetiva, afetando negativamente o bem-estar das crianças e adolescentes.

Por tudo isso, preservar os filhos é uma preocupação importante e nós mães, podemos tomar algumas medidas que irão minimizar o impacto sobre nossos filhos.

No caso de adoecimento mental de um dos pais é importante buscar ajuda profissional, terapia, medicamentos ou outros tratamentos recomendados.

É importante também que os pais mantenham uma comunicação aberta com os filhos, adaptando a conversa à idade e compreensão deles e explicando de forma simples e apropriada o que está acontecendo, tranquilizando-os de que o problema não é culpa deles.

Oferecer uma rotina estável e previsível em casa também pode proporcionar aos filhos um senso de segurança e de estabilidade, o que é particularmente importante quando os pais estão enfrentando desafios de saúde mental.

Além de ajuda profissional, considere envolver outros membros da família, amigos ou grupos de apoio para oferecer suporte emocional aos seus filhos e a você.

Cuide de si mesma. As mães e os pais também precisam de cuidados.

Certifique-se de cuidar de sua própria saúde mental, buscando o apoio necessário e tirando tempo para si e esteja atenta às mudanças de comportamento significativas e no bem-estar emocional de seus filhos. Se notar sinais de estresse, ansiedade ou outros problemas, considere procurar ajuda adicional para eles.

O apoio profissional, como terapia familiar ou terapia infantil, pode ser útil para auxiliar as crianças e os adolescentes a lidarem com os desafios associados aos pais emocionalmente adoecidos.

É importante destacar que nem todas os filhos de pais com problemas emocionais desenvolvem problemas semelhantes. Muitos fatores podem influenciar no modo em que uma criança responde a essa situação, incluindo a presença de outros adultos de apoio, a personalidade da criança e suas próprias resiliências emocionais.

Mas não podemos negar que pais e mães saudáveis e felizes tem maiores chances de oferecem um ambiente adequado para seus filhos crescerem e criarem laços afetivos, se desenvolverem de modo a se relacionarem saudavelmente consigo mesmas, com o outro e com o mundo.

Saúde mental é um excelente presente, não só para o dia das crianças, mas para toda sua vida!

Pense nisso! Se cuide!

Com carinho!

Fátima Aquino

Psicóloga Clínica

Fátima Aquino

Fátima Aquino

Fátima Aquino - Psicóloga Clínica - CRP 04/45482, Pós graduação em Psicanálise e em Terapia Familiar

Posts Relacionados

NATAL + MATERNIDADE

O Natal é uma grande comemoração do nascimento de Jesus Cristo. O Natal é uma época de celebração cultural em

DIA DOS PAIS

Assim como iniciamos o mês de Maio falando no dia das mães, também iniciamos o mês de Agosto pensando no

Um Alguém para chamar de Pai

O abandono paterno sempre foi um problema no Brasil e fora dele, vemos mães que sofrem com o abandono ou

CAMA COMPARTILHADA

Quando se trata de cama compartilhada, ouço muitas pessoas dando palpites dizendo que é errado, mas temos que pensar principalmente

Empreender na Maternidade

O empreendedorismo feminino na maternidade refere-se ao momento em que mulheres empreendedoras aproveitam sua experiência na maternidade para criar negócios

Olá, sou Laila Lemos.

Olá, sou Laila Lemos, natural de Uberlândia. Com mais de 25 anos de experiência na odontologia, sou proprietária de uma