Você sabia que no início da pandemia as gestantes pertenciam ao grupo de risco?
Elas foram afastadas das atividades presenciais, podendo permanecer nas atividades de teletrabalho e na hipótese em que a gestante afastada do trabalho presencial não pode realizar o trabalho remotamente, em virtude da natureza da atividade por ela exercida ser incompatível com o trabalho em domicílio, o empregador deve arcar integralmente com esse afastamento, mesmo sem a prestação dos serviços.
O afastamento da empregada gestante das atividades de trabalho presencial durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus.
Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.
A empregada afastada deverá ficar à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.
Já se passaram mais de um ano do início da pandemia de COVID 19, e porque as grávidas correm mais riscos de ter complicações para covid-19?
Acredita-se que o estado de imunodeficiência próprio da gestação, além de outras modificações anatômicas provocadas pela gravidez, facilitem o surgimento de complicações. É possível também que a infecção seja diagnosticada mais tardiamente, em função de algumas queixas respiratórias (ex., edema nasal, cansaço para respirar) já serem frequentes nas gestantes.
E ainda com as repercussões inflamatórias sistêmicas e sendo caracterizada pela má concentração de oxigênio no sangue e tecidos e por aumento da temperatura corporal, é plausível entender o porquê de rupturas precoces de membrana, parto prematuro, prematuridade e cesáreas de emergência.
Caso a gestante tenha ainda outras comorbidades como hipertensão e obesidade, o risco aumenta. A covid-19 é uma doença que favorece a formação de trombos, a combinação covid-19 e gravidez é extremamente preocupante.
Fazendo-se parte do protocolo alertar e fazer uma avaliação em qualquer situação, e pessoa.