TELETRABALHO DAS GESTANTES DURANTE A PANDEMIA

Você sabia que no início da pandemia as gestantes pertenciam ao grupo de risco?

Elas foram afastadas das atividades presenciais, podendo permanecer nas atividades de teletrabalho e na hipótese em que a gestante afastada do trabalho presencial não pode realizar o trabalho remotamente, em virtude da natureza da atividade por ela exercida ser incompatível com o trabalho em domicílio, o empregador deve arcar integralmente com esse afastamento, mesmo sem a prestação dos serviços.

O afastamento da empregada gestante das atividades de trabalho presencial durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus.

Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.

 A empregada afastada deverá ficar à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.

Já se passaram mais de um ano do início da pandemia de COVID 19, e porque as grávidas correm mais riscos de ter complicações para covid-19?

Acredita-se que o estado de imunodeficiência próprio da gestação, além de outras modificações anatômicas provocadas pela gravidez, facilitem o surgimento de complicações. É possível também que a infecção seja diagnosticada mais tardiamente, em função de algumas queixas respiratórias (ex., edema nasal, cansaço para respirar) já serem frequentes nas gestantes.

E ainda com as repercussões inflamatórias sistêmicas e sendo caracterizada pela má concentração de oxigênio no sangue e tecidos e por aumento da temperatura corporal, é plausível entender o porquê de rupturas precoces de membrana, parto prematuro, prematuridade e cesáreas de emergência.

Caso a gestante tenha ainda outras comorbidades como hipertensão e obesidade, o risco aumenta. A covid-19 é uma doença que favorece a formação de trombos, a combinação covid-19 e gravidez é extremamente preocupante.

Fazendo-se parte do protocolo alertar e fazer uma avaliação em qualquer situação, e pessoa.

Giulia Cherulli

Giulia Cherulli

Posts Relacionados

A revolução da mulher no Egito

A mulher egípcia num contexto geral, como nos costumes, vestimentas e casamento vem apresentando ao longo dos anos uma evidente

Bem-vinda à Menopausa!

Seus pés mostram sinais no momento de transição e podem melhorar sua autoestima! Todas nós sabemos que esse momento chega

Culpa Materna

A culpa materna é um tema que sempre me deu vontade de escrever sobre. Dizem que quando nasce uma mãe,

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos