Será que existe a pessoa certa pra mim?

Se você assim como eu cresceu assistindo filmes de contos de fadas, em que os personagens superam obstáculos para viver um amor impossível e terminam em um lindo casamento, é provável que tenha sonhado no seu próprio “felizes para sempre”. Desde a infância somos influenciados por histórias românticas de Hollywood e, atualmente, por redes sociais que mostram casais eternamente  felizes,  nos fazendo acreditar na existência de uma alma gêmea, um par perfeito que atende a todas as nossas necessidades. Mas será que essa ideia é real? Existe realmente uma única pessoa perfeita para nós?

Embora a ideia de encontrar uma pessoa perfeita possa parecer tentadora, é importante lembrar que os relacionamentos são complexos e que não há uma única pessoa que possa atender a todas as nossas necessidades. Um balde de água fria, não é? Mas é normal que tenhamos diferenças e desafios em nossos relacionamentos e que a construção de uma relação duradoura exige esforço, paciência e comprometimento de ambas as partes.

O pensamento de que a pessoa ideal existe pode ser muito problemático, pensando nisso vamos discutir três pontos que podem te ajudar a enxergar isso.

Muitas pessoas entram em relacionamentos porque desejam encontrar alguém que as complete e que preencha o vazio emocional que sentem. Quando estamos apaixonados, podemos colocar nossas expectativas e problemas sobre o relacionamento,  acreditando que a pessoa perfeita irá resolver todos os nossos problemas.  Porém, essa paixão  não é duradoura e eventualmente começamos a ver os defeitos e imperfeições do nosso parceiro.

Além disso, temos a segunda problemática. Acreditar que existe uma pessoa certa nos leva a uma exigência excessiva em relação ao nosso parceiro. Muitas vezes, buscamos uma pessoa que preencha todos os critérios que estabelecemos para encontrar o nosso par ideal, a famosa lista. No entanto, ainda que seja importante ter esses critérios, precisamos ser flexíveis, pois essa expectativa elevada pode levar a uma prolongada sensação de solidão, pois é impossível encontrar alguém que atenda a todas as nossas exigências. Por mais que pareça exemplar no início, com o tempo, percebemos que ninguém é perfeito e que precisamos ser realistas em nossas expectativas sobre um relacionamento.

E por fim temos o terceiro problema! Essa crença, citada acima, pode nos levar a questionamentos frequentes sobre o parceiro atual ser ou não a pessoa certa. Essa ideia pode impedir que você aproveite o relacionamento atual e viva o momento presente, por medo de estar perdendo a oportunidade de encontrar a pessoa perfeita, mas você terá que concordar comigo que existem muitas opções no mundo e será impossível avaliar todas elas. Caso esteja em um relacionamento saudável e estável, desfrute dele.

E para você que está solteiro em busca de novos relacionamentos, investir em autoconhecimento é fundamental para quebrar padrões negativos e ter relacionamentos mais saudáveis no futuro, colocando a nossa parte mais racional para guiar as nossas emoções, afinal, nós não somos reféns delas. E por mais que já tenha tido experiências passadas difíceis, amadurecer nos ajuda a agir com mais consciência e fazer escolhas mais assertivas. Dessa forma, podemos construir relações mais sólidas e satisfatórias.

E lembre-se, não há uma pessoa certa destinada a você, mas sim aquela que estará disposta a se esforçar e estar com você. Valorize-a!

Nathalia Marques

Nathalia Marques

Nathalia Marques, natural de Araguari, psicóloga, com formação em Terapia Cognitiva Comportamental. Atua como psicóloga clínica desde 2019 e quer te mostrar uma psicologia simples, prática e aplicável, capaz de trazer leveza para o nosso dia-a-dia.

Posts Relacionados

As bruxas e as mulheres contemporâneas

A imagem da bruxa tradicional, montada em sua vassoura ou diante de seu caldeirão onde cozinha sapos povoa o imaginário de

Saúde mental, um tabu.

Em pleno século XXI muitas pessoas ainda tem preconceitos no que se refere à saúde mental e ao adoecimento. Ainda

PERDA GESTACIONAL

Vamos falar de um assunto que é tão pouco citado, e que acontece tanto a nossa volta e na maioria

Uma nova vida com Jesus

Se você já acompanha os meus textos, você sabe que eu adoro essa época do ano. Eu acredito fielmente que

Olá, sou Laila Lemos.

Olá, sou Laila Lemos, natural de Uberlândia. Com mais de 25 anos de experiência na odontologia, sou proprietária de uma