Se os Estados Unidos não for o país mais desejado pelos brasileiros, então não sei qual é! Vem comigo que eu vou te passar todas as informações e dicas antes de você comprar seu pacote de viagem. Quer conhecer a Disney, Estátua da Liberdade, Central Park, Miami Beach, Las Vegas, entre outros pontos turísticos desse país incrível? Então vem comigo!!
Antes de tudo você precisa emitir o passaporte, que é o documento primordial para os próximos passos. O passaporte você emite diretamente no site da Policia Federal, o site é auto explicativo, você preenche um formulário com suas informações pessoais e em seguida paga uma taxa no valor de R$ 257,25. Logo depois, faz seu agendamento no posto de atendimento da Polícia Federal mais próximo de você. O documento estará em suas mãos em torno de 15 dias após esse agendamento.
Em seguida vamos para a aplicação do visto. O visto é uma autorização condicional concedida por um país a um estrangeiro, permitindo-lhe entrar, permanecer ou sair desse país.
Para os Estados Unidos existem várias opções de visto, mas hoje vamos falar do visto de Turismo, o famoso B1/B2 (que na verdade é: negócios e turismo).
Esse tipo de visto tem uma validade de 10 anos, múltiplas entradas e permanência máxima no país por entrada, de até 6 meses. O mesmo te permite fazer NEGÓCIOS, como visitar feiras, eventos, visitar clientes, conhecer a sede da multinacional que você trabalha, fechar algum contrato, enfim… negócios simples e rápidos, geralmente seu empregador, ou cliente (se for americano) que te convida a ir aos Estados Unidos, fornece uma carta convite, devendo ser apresentada no momento da entrevista para se caracterizar um visto de Negócios. E também TURISMO, como passear na Disney, que é a tentação da criançada (e dos adultos também, confesso).
O visto americano exige uma entrevista no consulado presencialmente, podendo ser em uma dessas cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre ou Recife. Antes do comparecimento, é necessário o preenchimento do formulário oficial, que se chama DS-160, o pagamento da taxa consular, que custa USD 160,00, e o agendamento do mesmo.
Esse processo você pode fazer sozinho, por conta própria, ou contratar uma assessoria consular, que é o mais indicado. O processo é muito minucioso, detalhista e longo, além do que os sites, e formulário são em inglês, então se você não tem o domínio do idioma, melhor contratar um despachante mesmo.
Ah!! Lembrando que essa entrevista é feita por americanos nativos, mas eles falam português, então não se assuste.
Seu visto pode ser aprovado, ou negado, infelizmente. Você fica sabendo no momento da entrevista quando o cônsul te avalia. Se for negado, você perderá todo o processo e taxas pagas, podemos tentar novamente a aplicação a qualquer momento, porém deverá ser feito tudo de novo, e pagar as taxas novamente também.
Depois da entrevista, caso seu visto seja aprovado, o passaporte fica no consulado para emissão do documento, e chegará na sua casa através dos correios, mais ou menos entre 15 e 20 depois da entrevista. Assim que o documento chegar, conferir se todos os dados estão corretos, caso contrário, terá de solicitar a correção do visto, mandando seu passaporte novamente para o consulado. Mas fique tranquilo, isso é muito raro de acontecer.
Há algumas exceções de que o solicitante é isento da entrevista, são elas:
- Processo de renovação de visto (se seu visto está para vencer, ou venceu no máximo há 48 meses).
- Crianças menores de 14 anos quando, ao menos, um dos pais, possuem o visto já válido, ou esteja renovando no mesmo momento.
- Idosos maiores de 80 anos.
Se você não se encaixar em nenhuma das exceções, você terá de comparecer em um dos consulados citados acima.
Visto em mãos, hora de comprar seu pacote de viagem!! Procure uma agência de sua confiança, e faça a compra do pacote dos seus sonhos.
Lembre-se, o visto é válido por 10 anos, então por muito tempo você poderá passear na América e desfrutar de todas as maravilhas e lugares lindos que o país te oferece.
Segue abaixo uma foto de um visto americano, ele vem colado no seu passaporte em uma das páginas.
Assim que você embarcar, deverá mostrar seu passaporte e visto no próprio aeroporto, e também na imigração nos Estados Unidos, o agente de imigração irá carimbar seu passaporte, constando a data que você entrou, e a data de permanência máxima que você poderá permanecer por lá, que são 6 meses.
Faça uma boa viagem, tire muitas fotos e aproveite cada momento!!