O Programa de Integração Social (PIS) é um abono salarial que busca ajudar profissionais de baixa renda. As empresas privadas fazem uma contribuição, através de impostos, que é guardada no Fundo de Amparo ao Trabalhador que são transformadas em benefícios aos trabalhadores tanto do setor privado, quanto do setor público.
Terão direito a receber o abono salarial todo trabalhador brasileiro, que trabalha com carteira assinada e se enquadra nos termos do PIS. Você sabe quais são os requisitos?
- Receberá o abono quem exerceu qualquer atividade remunerada neste ano por mais de 30 dias,
- Registrado na CTPS,
- Recebe até dois salários mínimos por mês;
- O valor do abono é proporcional aos meses em que o trabalhador esteve empregado com carteira assinada em 2020, podendo chegar até um salário mínimo.
- Necessário estar inscrito no PIS- PASEP há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na relação anual de informações (RAIS).
Para você saber o período de pagamento do abono, o calendário do PIS 2021/2022 encontra se disponível no site da Caixa Econômica Federal, mas vem comigo que eu já te conto aqui, saiba quais são as datas em que o seu saque estará liberado tendo como base o seu mês de nascimento.
Nos últimos anos, o pagamento começava no segundo semestre de cada ano e terminava no primeiro semestre do ano seguinte, obedecendo ao mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o dígito final da inscrição do servidor público, no caso do Pasep.
Agora, o pagamento começará no primeiro semestre do exercício fiscal seguinte. Ou seja, o calendário 2022, ano-base 2020, terá início previsto para fevereiro de 2022.