As ações acerca das causas que cativam a maioria das pessoas são sempre bem-vindas nas empresas, sejam usadas para conscientização social, para fortalecimento da cultura interna, para gerar mais conexão com o público e, inclusive, para vender mais. Mas é claro que devemos usá-las com humanidade, estratégia e assertividade.
Atualmente, podemos dizer que todos os meses tem uma ação nacional de conscientização voltado para a saúde mental ou para a saúde física. Em regra, trata-se de pontos que muitas vezes são esquecidos ou ignorados pelas pessoas, ou ainda, não tratados com a seriedade que deveriam. Com isso, as ações de conscientização vão se tornando tão necessárias, não apenas nas empresas, mas principalmente em outros setores da sociedade, contudo, o mundo corporativo não pode ficar de fora.
Em Outubro, como você sabe, é o mês da conscientização do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa. Nesse mês, muitas marcas mudam a cor do seu logo, pontes importantes nas cidades ficam refletindo a cor rosa, algumas empresas fazem um dia que todos os colaboradores devem ir de rosa, tudo para fortalecer a campanha e a conscientização em torno do tema. Além disso, algumas empresas promovem palestras e manuais que possam ajudar as mulheres a entenderem mais sobre a prevenção e a detecção do câncer de mama.
Todas essas ações promovem confiança, proximidade, valor e humanização para as marcas, e a depender da sua área de atuação, é impossível ignorar algumas causas e deixar de participar dos movimentos mensais.
Com isso, se você tem uma empresa, deve pensar sobre a importância de participar dessas ações de conscientização que acontecem todos os meses. É claro que talvez não seja possível participar fazendo ações de conscientização em todos os meses e pode ser difícil levantar uma bandeira forte para todas as causas, mas é válido considerar aqueles que mais falam e são importantes para a sua equipe, para o seu público e sua persona.
Lembrando que aqui é importante pensar tanto internamente na empresa quanto externamente e promover ações para ambos os públicos.
Se você tem uma equipe com muitas mulheres, por exemplo. Ou se o produto que você vende tem como público-alvo as mulheres, ou se você tem muitas clientes mulheres. É importante a participação do Outubro Rosa, promover ações de marketing e de conscientização. Não pode ignorar a causa.
Participar dessas ações é válida tanto para fortalecer a campanha, quanto para fortalecer a cultura da empresa e demonstrar o cuidado da empresa com suas colaboradoras, como também para gerar mais conexão, admiração e fidelização dos clientes. As pessoas gostam de saber que a empresa da qual participam, seja como clientes ou como colaboradoras, está preocupada com causas que são relevantes para a comunidade e cada vez mais isso vem sendo um ponto importante para a maioria das pessoas e para as novas gerações. As pessoas gostam de causas e de causas que falam daquilo que é importante para elas. E as pessoas são importantes para nós.
Como empresários precisamos entender que as pessoas são um dos pontos principais dos nossos negócios, sejam como colaboradores ou clientes, e precisamos pensar naquilo que é importante para elas também. Negócios são feitos por pessoas para outras pessoas e mesmo que seu produto seja para consertar uma máquina, em algum momento, seja na compra ou na execução, você precisará de uma pessoa.
Não construa uma empresa que não seja focada em pessoas, que não se importe com pessoas, porque muito em breve você verá que sem valorizar as pessoas você não conseguirá construir um negócio de valor.
Aproveito esse espaço para te lembrar de fazer seu autoexame de mama ou ainda, procurar um médico para realizar o exame completo e cuidar de você.
Você é o que há de mais importante no seu mundo, não esqueça de cuidar do tesouro que é ser você!
E conscientize mais mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado, juntas podemos cuidar uma das outras.