Dia da Consciência Negra na Educação Infantil

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro e todo ano são propostas novas abordagens sobre a importância da data de forma a impulsionar o debate contra as diferentes formas de preconceito e racismo existentes na sociedade.

Podemos afirmar que o trabalho dos cidadãos africanos, que foram obrigados a migrar para o Brasil, são base da construção do país. Entre os séculos XVI e XIX aproximadamente 11 milhões de pessoas de diversos países da África foram trazidas para as Américas forçadamente, como escravos. O Brasil recebeu seis milhões desses cidadãos. Foi o trabalho destes, quesustentou os lucros do país por séculos, em lavouras de café e cana-de-açúcar, minas de ouro e diamante e como serviçais domésticos.Foi a partir dessa escravidão que vieram os ganhos de latifundiários e fazendeiros e os produtos para exportação, tendo sido de grande impacto no crescimento da economia brasileira.

A conscientização e a desconstrução nas escolas sobre a questão étnico-racial não devem ser abordadas apenas no Dia 20 de Novembro, sendo um trabalho contínuo, que requer práticas pedagógicas trabalhadas ao longo do semestre letivo e da vida do aluno. A história, cultura e os costumes afro-brasileiros são componentes que podem ser tratados de maneiras diferentes no decorrer do ano, com o uso da dança, espetáculos infantis, rodas de conversa, oficinas, filmes, entre outros.

Os professores e educadores são peças chave no processo de aprendizado e seus exemplos são essenciais. Por isso, para que exista essa influência, é necessário que a equipe pedagógica e todos os profissionais estejam engajados em inspirar os alunos na busca por uma sociedade mais justa. Os acontecimentos históricos que aconteceram no período da escravidão dos povos africanos e em sua migração para o continente americano, a forma que se deu a abolição da escravatura e a implementação do Dia da Consciência Negra, devem ser abordados.

A capoeira tem origem africana. Um tipo de luta com grande expressividade para a cultura brasileira, que tem como características principais a defesa pessoal e movimentos corporais ágeis. A luta ainda conta com musicalidade, onde os participantes tocam instrumentos de origem afro-brasileira como o atabaque, berimbau e o agogô, e cantam as músicas típicas.

Assim, músicas, danças, jogos, brincadeiras e atividades de origem africana devem ser introduzidos na educação infantil de forma a conscientizar e abraçar esse tema tão importante.

Precisamos compreender como as questões étnico-raciais são importantes para o nosso país e como isso nos agrega e nos torna um povo só, assim, talvez, a gente consiga construir um país melhor e mais justo para todos.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

Mulheres na Vanguarda do Agro!

Queridas leitoras, Aqui quem vos fala sou eu, mulher, geógrafa eadvogada, pronta para compartilhar uma conversa inspiradora sobre mulheres atuantes

Os Maiores Nomes Femininos do Marketing

No mundo dinâmico e competitivo do marketing, as mulheres têm desempenhado papéis de destaque, moldando tendências, criando estratégias inovadoras e

Bariátrica: suas unhas de volta!

A cirurgia bariátrica pode provocar déficits nutricionais e dentre os sintomas mais comuns estão as unhas quebradiças. Olá, leitoras maravilhosas!

Gravidez e menstruação

Na última reunião presencial da revista, trouxemos o tema da Menstruação. E um questionamento foi levantado: grávida menstrua? Já adianto: