Oásis corresponde a uma área ou região isolada, localizada dentro de um deserto que possui água e é coberto ou cercado por vegetação, ou seja, uma configuração que não condiz com a realidade do local, que é extremamente adversa. Para os nativos dessas regiões desertas, ele é considerado algo divino, pois há desertos que permanecem sem uma gota de chuva por anos.
O oásis tem grande importância nessas regiões, principalmente por ser um local estratégico para caravanas que estão cruzando os desertos. Por isso, é um local geralmente calmo, que serve para descanso e repouso e, obviamente, abastecimento de água.
Em filmes ou em desenhos animados é comum mostrar oásis como alucinações que acontecem com as pessoas no deserto (vendo os oásis paradisíacos como miragens) podem realmente acontecer. As pessoas podem ter essas alucinações por conta do calor em excesso, do cansaço, da fome, da sede e pela falta de elementos na paisagem desértica.
Hoje, os oásis se tornaram pontos turísticos que encantam a todos que os visitam. Pensando nisso, selecionei 3 oásis bem famosos que você precisa conhecer!
1- Siwa, no Egito
Egito não é só pirâmide não. Esse oásis fica localizado a 750 km de Cairo, a capital do Egito, por volta de 8 horas e meia de carro a partir da costa mediterrânea, no chamado Deserto do Saara Ocidental. É importante ressaltar que a região é bem isolada, não sendo atendida por nenhum aeroporto.
Havia ali, uma cidade na época dos faraós, hoje encontra-se apenas ruínas. A cidade foi deteriorada pela ação do tempo e dos ventos de areia do Saara, sendo considerada um sítio arqueológico com o que restou. Na região, apesar de parecer pequena, abriga mais de 20 mil habitantes hoje.
Planejar uma viagem para lá não é um grande desafio, afinal, por ser uma região bem turística, várias agências de viagem já possuem pacotes montados para lá, tanto as agências no Brasil quanto as que você pode encontrar no Egito.
3- Laguna Cejar, Chile
Um dos lugares mais lindos que já fui, localizada a pouco mais de 20 km de San Pedro de Atacama, cidade no meio do Deserto do Atacama, onde você se hospeda para embarcar em diversos passeios pela região.
Os passeios para a Laguna Cejar é um dos mais conhecidos na região do Atacama. Geralmente o passeio a lagoa é incluído com a Laguna Tebinquinche, onde tem os Ojos del Tebinquinche, que são pequenas lagoas profundas, com água bem clarinha, também super visitado pelos turistas.
Na Laguna Cejar, as águas são bem cristalinas e azuladas, compostas por 40% de sal, consequência disso, não afundamos ao mergulharmos, tornando a experiência ainda mais diferente e incrível. É válido ressaltar que como o sal é muito forte, não mergulhe de cabeça, deixe-a sempre para fora da água.