O sonho do brasileiro de morar em outro país, acreditar que no exterior vai ter dinheiro e sucesso é ainda algo muito em alta.
Claro que não se pode esquecer que em alguns países a desigualdade social é muito menor comparado ao momento atual do Brasil, o que favorece na melhor condição de sobrevivência do estrangeiro. Porém, essa ilusão de acreditar que “qualquer país” é melhor que o Brasil precisa ser desmascarada.
Afinal, você já pensou em sair daqui? Quem nunca, não é mesmo?
Imigrar é algo que muitos pensam ser um sonho impossível de alcançar, um sonho até inatingível e não só por questões de idioma e sim por questões financeiras mesmo. Muitos países exigem uma quantia determinada para emitirem o visto de residente.
“Imigração” até o nome já assusta, é imigrar, emigrar ou migrar? Ainda bate essa dúvida nas pessoas, um nomezinho que confunde a cabeça de qualquer um.
Ao pensar em mudar de país, as pessoas já imaginam o tanto de burocracia que é necessário enfrentar, um tanto de documento que precisa ter, fazer, dinheiro que precisa ter de reserva e por aí vai.
Morar fora, ir para outro lugar por um tempo ou ir até de vez mesmo, não é algo impossível, claro que requer muito planejamento e uma boa reserva de caixa. Tem gente que demora anos se preparando, isso porque muitos países exigem vários pré-requisitos. Afinal, como posso me organizar para alcançar esse objetivo?
PRIMEIRO PASSO: decidir para onde você deseja ir e se perguntar “por quê?”. Sendo a resposta positiva sobre realmente querer isso, entendendo se esse lugar atende ao que você almeja para o seu futuro a longo prazo, então comece a pesquisar sobre tudo e se prepare.
Mas como assim “pesquisar sobre tudo”? Quando digo, TUDO é tudo mesmo. Idioma(s) do país, culinária, religiões, política, costumes e tradições, leis, como o país recebe os imigrantes e por aí vai.
SEGUNDO PASSO: Prepare-se em questões financeiras, tenha uma boa quantia de reserva, afinal, você muitas vezes não sabe o que pode encontrar ou deixar de encontrar no destino que você escolheu. Você pode chegar em uma segunda-feira e ser contratado já na quarta-feira, mas às vezes essa oportunidade de trabalho pode demorar meses.
TERCEIRO PASSO: Procure saber o básico da língua ou dialeto local. Aprender palavras-chave, aquelas palavras mais usadas em qualquer tipo de conversa é o mínimo que você precisa ter de conhecimento.
QUARTO PASSO: Profissionalize-se, busque cursos que te certifiquem, te deem experiência e com isso o seu leque de oportunidades se torna maior.
Por ser estrangeiro, imigrante, em muitos países você não vai encontrar muita receptividade quando o assunto é trabalho. Muitos países têm condições e leis que favorecem e até dão incentivos aos brasileiros de migrarem, porém quando o assunto é dividir o emprego com alguém de fora, o local acaba não sendo tão receptivo assim.
QUINTO PASSO: Cuide da sua saúde mental. Mas como assim saúde mental? A partir do momento que você vai para outro país, vai morar sozinho ou até com sua família ou seu companheiro, você deixa outras pessoas aqui no Brasil, acaba deixando quase tudo: casa, família, amigos, roupas, objetos, afinal, não tem como levar tudo e todos. Nos primeiros dias, para a maioria das pessoas, é maravilhoso, você conhece um mundo de coisas e pessoas, tudo é diferente, tudo te empolga, tudo é novo para você. Mas um dia esse novo, já não é mais novo, e a sua vida cai no cotidiano e você começa a pensar “o que minha mãe está fazendo agora?” ou “eita, hoje é quinta-feira, tem dose dupla, meus amigos devem estar lá” ou “hoje é aniversário de Fulano…”. Nesse momento você vê fotos de todos e bate uma tristeza, uma saudade. Ao buscar a felicidade e melhores condições de vida em outro país, você acaba abdicando muito da sua vida pessoal, deixa pessoas que você ama, momentos com pessoas queridas, datas especiais e isso pode causar uma angústia, uma depressão.
Aqueles que desejam mudar de país enxergam na imigração para o outro país um caminho possível, então o momento para investir em você é hoje. Foque nos seus estudos e preparação. Quanto mais você se profissionalizar, conhecer o idioma local e conseguir fazer uma poupança, melhor será para você se destacar e alcançar mais rápido seu objetivo.