Halloween

Você sabe o que é Halloween? Qual a sua origem e porque celebramos essa data no Brasil?

O Halloween, ou o dia das bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos. Sua celebração iniciou com os celtas, antigos habitantes da Europa Ocidental, Oriental e parte da Ásia menor, onde se idealizava a mortalidade da alma. A comemoração é anualmente, celebrada no dia 31 de outubro, data que coincide com o outono, cuja característica principal é a queda das folhas, o que significa o fim da morte ou iniciação de uma nova vida.

O termo tem origem na expressão em inglês “AllHallow´s Eve”, véspera de Todos os Santos, uma referência à data celebrada pela Igreja Católica no dia 1° de novembro.

A celebração do Halloween no Brasil acontece de uma forma tímida, um tanto que acanhada, passando quase despercebida entre as comemorações brasileiras.

Algumas práticas realizadas para a celebração do dia das bruxas no Brasil é assistir um filme de terror, as escolas de inglês proporcionam atividades voltadas com fervor à cultura de países que costumam festejar, a realização da marcha que chama atenção porque algumas fantasias são assustadoras, os pais que levam as crianças para pedirem doces ou travessuras, assim como alguns canais de televisão preparam uma grade de programação especial para a semana do Halloween.

Para os povos espanhóis existe uma tradição de ir de porta em porta tocando, cantando e pedindo dinheiro para as almas do purgatório, há também uma antiga lenda irlandesa que tem costume de usar a abóbora iluminada que seria a cara de um tal Jack Ou´Lantern, que na noite de Todos os Santos, convidou o diabo a beber em sua casa, fingindo ser um bom cristão.

E se tratando do incentivo a cultura local de forma estratégica, proposital e simbólica há um projeto de Lei 2.762 de 2003 com o objetivo de atribuir sentido a data e quer instituir o dia 31 de outubro como o Dia do Saci, que é retratado como um menino travesso, no folclore brasileiro. Fato este que pode ser associado às travessuras de Halloween.

Diante do cenário, muitos brasileiros criticam a influencia da cultura norte-americano no Brasil, como também acreditam que a celebração do Halloween contraria a ideia do cristianismo, sendo o Brasil um Estado laico.

Qual a sua opinião quanto à celebração da tradição em estabelecimentos, como nas dependências escolares?

Em 2009 o Vaticano divulgou uma matéria falando de mensagens perigosas na festa do Halloween, afirmando ser uma data anticristã por ter uma ligação com o oculto, assim como existe um projeto de Lei n° 014/2017 que é contra a qualquer prática de celebração do dia das bruxas, afirmando ser uma festa ligada a outra cultura, crenças e não pertencer ao folclore nacional, fomentando por certos templos religiosos o que de toda sorte não deve ser comemorada em escola pública municipal.

Mesmo com as tradições do folclore brasileiro, muitos de nós preferimos as tradições estrangeiras para celebrar o dia das bruxas, e apesar de toda fervura para a celebração, a festa e/ou atividades acontece entre pequenos grupos de pessoas, em clubes, escolas e casas noturnas, caracterizando como algo pouco significativo e simbólico.

E você, celebra o Halloween?

Giulia Cherulli

Giulia Cherulli

Posts Relacionados

O Amor Encontrará Seu Caminho 

Já era tarde, ela já estava deitada, mas era uma daquelas noites que por mais sono que tivesse, não conseguia

Olá, sou Laila Lemos.

Olá, sou Laila Lemos, natural de Uberlândia. Com mais de 25 anos de experiência na odontologia, sou proprietária de uma