O que é isso na minha unha? Tumor de Koenen

O que parece apenas uma bolha ou um cisto, pode ser o tumor de Köenen. Veja como identificar, tratar e, até mesmo, se prevenir.

Olá, queridas leitoras.

Hoje, falaremos de uma condição chamada Tumor de Köenen, que são fibromas geralmente nas unhas dos pés, sendo um dos principais critérios de diagnóstico da esclerose tuberosa.

Apesar de ser uma condição geralmente genética, traumas e pressões exercidos pelo calçado são fatores que podem ocasionar o Köenen, o que justifica a ocorrência maior nos dedos dos pés.

Como identificar um tumor de Köenen?

Fisicamente, se apresenta como uma pequena pápula alongada e afilada (caroço pequeno na pele) e costuma ter a superfície lisa de base alargada, levemente eritematosa. E pode variar em quantidade e tamanho.

O tumor se manifesta na parte longitudinal das unhas (próximo às cutículas), causando várias rachaduras ao longo de seu “corpo”, onde sutilmente inicia o processo de separação da unha. Como dissemos, mais comum de ser percebido nas unhas dos pés do que nas mãos.

Como escolher um tratamento?

Com o avanço da tecnologia, hoje temos diversos tratamentos disponíveis. Entre eles: laser CO², raspagem seguida de aplicação de fenol e a intervenção cirúrgica.

Todos os tratamentos apresentam vantagens e desvantagens, por isso, cabe uma avaliação profissional para melhor indicação terapêutica. É preciso considerar a localização do tumor (pé ou mão), particularidades do paciente, ciclo de vida do tumor, quantidade de lesões e outras questões relevantes.

O que podemos adiantar é que, em geral, os tratamentos que conservam a matriz da unha costumam ter mais sucesso. Por isso, a retirada cirúrgica das lesões geralmente é a opção mais adotada, além de ter um menor custo.

Confira 4 dicas importantes, para quem tem tumor de Köenen:

  • O corte da unha e a retirada das cutículas têm grande influência no conforto e tratamento dessa condição. Por isso, evite fazer isso sozinha. Existem técnicas específicas que auxiliam de forma determinante no tratamento e na contenção do tumor.
  • Evite ao máximo calçados apertados, principalmente na região dos dedos.
  • Prefira meias de algodão.
  • Lembre-se de higienizar bem calçados e meias com Lysoform.

Por fim, caso você identifique alguma deformidade nos seus dedos e unhas, procure um profissional capacitado como um podólogo ou médico. Quanto antes o tratamento for iniciado, menores as chances de surgimento de mais “nódulos”, excesso de dor, sangramento e outras complicações.

A Podologia é uma especialidade ímpar na cura e tratamento dos pés e das mãos. Tenha uma profissional de confiança perto de você, com certeza isso aumentará muito sua qualidade de vida!

Até breve, com mais ensinamentos e dicas maravilhosas para cada podopatia.

Com carinho,
Daiana Figueira

siga-nos:
Daiana Figueira

Daiana Figueira

Daiana Figueira é empreendedora, apaixonada por aprender e compartilhar conhecimento. Com mais de 10 anos de experiência, é Fundadora da Clínica de Podologia Avançada em Uberlândia. E aqui na coluna, ela falará sobre temas que interligam saúde, história e bem-estar.

Posts Relacionados

Maternidade e saúde mental

A influência materna no desenvolvimento dos filhos, de acordo com o psicanalista  Winnicott, é algo notório e de grande relevância.

3 Pilares da Elegância

Quando estamos em um mercado e uma mulher bem vestida e elegante passa por nós logolançamos um olhar de admiração,

Empreender na gastronomia

Já pensou em ter seu próprio negócio? Em empreender? Em ser seu próprio chefe? Não? … Vem comigo que quero

A Benção da Amizade Verdadeira

“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” Provérbios 17:17 A amizade é um dos presentes

Ano novo, Empresa nova.

Seja muitíssimo bem-vindo, 2022!!!  Eu realmente estava ansiosa por você! Talvez, você seja do time que teve um 2021 difícil

Ele não esquece

Você não está pulando de alegria, nem chorando como uma criança, está apenas extasiada. Há muito para dizer, mas as

MATERNIDADE E OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa e maternidade se entrelaçam de maneiras profundas, especialmente no que diz respeito à conscientização e apoio às mães

Todo mundo influencia, mas como?

Vivemos em uma era onde cada um de nós é um potencial influenciador. Com as redes sociais, nossas opiniões, gostos