O inverno está chegando e separamos algumas dicas para você escolher seu destino de frio na América do Sul!
Há vários lugares ótimos para conhecer nessa estação, hotéis em regiões montanhosas, resorts agitados, resorts para toda a família aproveitar o friozinho e até para pegar temperaturas mais baixas com direito a neve. Então, se você pretende viajar entre maio e setembro, este é o período que garante muitas pistas de esqui, piscinas de água quente ao ar livre e claro, muito fondue e vinho para esquentar o corpinho.
No Brasil, mesmo sendo um país tropical, já se pode sentir aquele friozinho chegando e já é hora de tirar os casacos e botas do fundo do armário, pegar as malas e se jogar em mais uma viagem. Aqui já quero destacar regiões mais a sudeste e sul do país para aproveitar o clima do momento, como Monte Verde em Minas Gerais, que é uma cidade localizada a 166 km de São Paulo e 480 km de Belo Horizonte, conhecida por ter um “ar europeu” a 1.600 metros de altitude, cercada por montanhas na Serra da Mantiqueira.
Outro lugar ótimo para passear e curtir esse clima é Bento Gonçalves, uma cidade no Rio Grande do Sul, no Vale dos Vinhedos, região de vinícolas. Além de oferecer muito vinho e espumantes, há paisagens belíssimas e uma grande imersão cultural dos imigrantes italianos que foram para essa região.
Você pode estar se questionando “ah, mas eu queria ver neve, fazer algo diferente do que costumo fazer”, então vamos lá aos destinos aqui do lado do nosso país que podem te oferecer esse momento.
Valle Nevado, no Chile, um lugar a 2 horas da capital Santiago. É um centro de esqui com uma infraestrutura ótima com hospedagem, alimentação e esportes mais radicais também. O acesso ao Valle Nevado é gratuito, ou seja, não precisa de ingresso, mas caso você queira praticar esportes, já separa uma quantia para o acesso à área das práticas e caso não tenha, o aluguel de equipamentos e roupas também é pago.
Lá você encontra não só hotéis como também pode alugar um apartamento que o valor fica mais em conta e assim sua viagem sai mais barata, ou dependendo do tipo de viajante que você é, menos cara. Vale lembrar que, para encontrar neve nessa região, você deve ir nos meses de junho a agosto, considerada a temporada de inverno por lá.
Um outro lugar legal de ir é o Ushuaia, ou mais conhecido como a Patagônia Brasileira ou o “fim do mundo”, por um simples motivo, é a cidade mais ao sul do mundo, se tornando assim, a cidade que fica mais perto da Antártida. Cidade a quase 3 mil km da capital Buenos Aires, na Argentina. No período de inverno, a região chega aos -20 graus com ventos, o que intensifica a sensação térmica.
Se você gosta de natureza e está em busca de algo mais tranquilo, um destino que não seja urbano, essa viagem é a certa. A vida noturna não é um forte por lá, já que o ponto alto do turismo da região é em contemplar as paisagens naturais. Para quem deseja aproveitar ao máximo o período no Ushuaia, a dica é ter auxílio de alguma agência de turismo local, até para os passeios noturnos.
Estão dizendo por aí, que esse ano vai ser inaugurado uma rota de voos diretos de São Paulo a Ushuaia, claro que sendo necessário uma parada técnica em Buenos Aires, mas os passageiros não precisarão descer da aeronave.