Migração: Imigrar e Emigrar

Primeiramente precisamos saber o que é migração, imigração e emigração.

Migração é o deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico, dentro do mesmo país ou para fora dele também. Imigração internacional é quando a pessoa sai do seu país para um país novo. E emigração é quando a pessoa sai de seu país de origem, por exemplo: eu emigrei do Brasil para imigrar em Portugal.

A migração internacional, por exemplo, pode ser desencadeada por vários fatores: desastres ambientais, guerras, conflitos políticos, étnicos ou motivos culturais e relacionados ao estudo para a procura de emprego e melhores condições de vida. A principal razão para esses fluxos migratórios internacionais é econômico onde as pessoas deixam sua terra natal para obter emprego e melhores perspectivas e qualidade de vida em outros países. Os principais destinos da migração internacional são os países industrializados, entre eles: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e países da União Europeia. Os brasileiros estão cada dia mais imigrando para outros países, em busca de melhores condições e qualidade de vida.

Há inúmeras vantagens de se imigrar, entre elas: melhores oportunidades de emprego, oportunidade de viver uma nova cultura, maior qualidade de vida, poder de compra, segurança, educação entre muitas outras…

Quando você decide sair da sua zona de conforto, deixar seu país para melhores condições e oportunidades, é um risco que você corre: “E agora? Será que vai dar certo?” Há muitos lados positivos, desde conhecer uma nova cultura, gastronomia, pessoas diferentes, até ter mais segurança, maior poder de compra, oportunidades de emprego, enfim… E não é uma escolha fácil, pois a moeda sempre tem 2 lados, porque imigrar nem sempre é “Alice no país das maravilhas”, há também seus desafios e dificuldades.

Estar longe da família, amigos e sua rede se apoio não é nada fácil. Há também a questão do idioma, dependendo do país que você imigrar, você terá que estudar o idioma para pelo menos conseguir algum contato com os nativos. Fora que há também a questão da xenofobia. Xenofobia é o preconceito com o imigrante, o estrangeiro.

Você que está pensando em emigrar do Brasil, para um novo país, com uma cultura totalmente diferente da sua, esteja com a mente aberta para novos desafios e também não ligue muito para aqueles que te incomodam de certa forma. O mudo está cheio de imigrantes, vá para onde você se sinta bem, se sinta seguro, confortável e acolhido.

A migração pode ter um impacto positivo no futuro e no futuro da humanidade bem como no desenvolvimentoeconômico e social dos países. Os países devem considerar e integrar as contribuições positivos dos migrantes e adotar políticas que olhem essa migraçãocomo um benefício e não como um problema. A migraçãoé uma fonte de inovação e mudança. Pode causarsolidariedade ou discriminação reunião ou encontroaceitação ou remoção; Fundamentos de Conversação ou Culto. É responsabilidade da comunidade internacional e de todos fazer do “novo” que os imigrantes trazem uma fonte de enriquecimento mútuo na construção de uma cultura de paz e justiça. Promove e alcança a cidadaniainternacional.

Gabriella Sivieri

Gabriella Sivieri

Meu nome é Gabriella Sivieri, tenho 28 anos, sou natural de Uberlândia. Sou casada, e ainda não temos filhos, e sou apaixonada pela confeitaria.

Posts Relacionados

É Natal de novo? Que bom!

É Natal! As luzes cintilantes iluminam não apenas as ruas, mas também nossos corações nos ajudando a compreender a magia

Empreendendo desde à infância 

No artigo desta edição especial de Dia das Crianças quero compartilhar com você um pouco da minha história no empreendedorismo,

O que houve com as minhas unhas e pés?

Gravidez e Pós-parto trazem mudanças significativas nos pés e nas unhas das mulheres, confira dicas importantes a seguir Feliz Mês