Entender o “não” como uma benção de Deus quando tudo que você quer é o “sim” dEle, é um baita desafio.
Eu não sei quantas vezes você já pediu algo para Deus e Ele te respondeu com algo contrário ao que você tanto queria, mas, eu já perdi as contas de quantas vezes as minhas vontades e a Deus não eram iguais e eu precisei aprender a ver o “não” que me parecia tão negativo, como uma benção.
Quero compartilhar uma história pessoal com você. Há pouco menos de 10 anos atrás, eu estava querendo sair da faculdade onde eu fazia o curso de Direito para ir para outra instituição. Então fui atrás de todos os processos e documentos que eu precisava para fazer essa mudança. Fiz tudo o que era necessário, organizei a papelada, cancelei a matrícula onde estava e levei tudo o que a outra faculdade havia exigido. Nesse tempo, alguns prazos foram perdidos devido a um processo burocrático mesmo e no final de tudo, eu não consegui me matricular onde eu queria e já havia cancelado a matrícula onde eu estava. Bom, para resumir, eu precisaria atrasar pelo menos 6 meses do meu curso. Para alguém ansiosa e acelerada como eu, pensar em parar um processo que você já estava executando é um pesadelo. Eu me senti extremamente frustrada com a situação e fiquei muito mal. E me lembro que nessa situação, meu pai me disse algo que me marcou para sempre: “Filha, você está vendo hoje o que você consegue ver: um atraso de seis meses na sua formatura. Mas, Deus está vendo coisas que você não consegue ver, enquanto você foca na negativa de hoje, Deus pode estar te livrando de um possível acidente que você poderia ter enquanto estivesse indo para a faculdade, ou te preparando para alguma oportunidade que você só teria se puder esperar esses 6 meses”.
Bom, essa história pode parecer simples e boba para você, mas mudou a forma como eu percebi e signifiquei as respostas de Deus pra mim. Eu entendi que a minha visão é limitada, que o que eu consigo ver é muito pouco, mas que graças a Deus, a visão dEle é completa, consegue visualizar o que eu nem imagino e cuidar hoje de coisas que terão impacto no futuro, seja ele próximo ou distante.
Foi nessa situação, simples e aparentemente boba, que eu entendi que o “não” de Deus é sem dúvidas uma benção para a minha vida, que o “não” dEle me protege, me guarda e cuida de mim em situações que eu não faço ideia e que talvez eu nunca consiga imaginar.
Eu não tenho todas as respostas de porque naquela ocasião da minha faculdade, Deus me deu essa “negativa”, mas eu tenho certeza das bençãos que eu vivi quando voltei para o meu curso e colho até hoje de sementes que foram plantadas naquela época.
Eu sei que você pode estar vivendo uma situação tensa, triste, difícil de aceitar e talvez esteja questionando porque Deus não permitiu aquilo que você tanto pediu, tanto orou, tanto preparou para dar certo. Mas, se mantenha confiante de que o que Ele vê, não é o mesmo que você e que tudo o que vem dEle é muito melhor do que o que nós poderíamos fazer ou escolher para nós mesmas.
Eu espero que você consiga ver benção no meio do “não”.
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jeremias 29.11