Educação alimentar na infância

A construção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância é algo muito importante, pois estes hábitos nos acompanharão durante toda a vida adulta. Quando ensinamos uma criança a fazer boas escolhas alimentares, esse futuro adulto será mais consciente e, com certeza, terá uma saúde muito melhor.

Em termos de saúde, devemos lembrar que vários fatores de risco identificados como determinantes da obesidade na vida adulta tem ação nos primeiros 1100 dias de vida (o período desde a concepção até os 2 anos de idade). No início da vida, a nutrição tem impacto direto no desenvolvimento e crescimento da criança, sendo necessário um cuidado com todas as fases: amamentação, introdução alimentar, e assim sucessivamente.

Na fase de introdução alimentar, que se inicia a partir dos 6 meses de idade, deve ser incentivado o consumo de alimentos variados, sendo oferecidas frutas, legumes, verduras, posteriormente grãos e proteínas saudáveis. A oferta de industrializados e processados nesse período não é incentivada, sendo o que leva ao o excesso de peso na população infantil. Este, podendo levar a doenças como alterações no perfil lipídico, diabetes e risco para doenças cardiovasculares na vida adulta.

O ensinamento de uma alimentação saudável requer paciência e determinação dos pais. A necessidade da praticidade nos dias atuais é um dos principais obstáculos para os pais, mas ter a consciência dos benefícios, principalmente a longo prazo, para os pequenos, faz qualquer esforço valer a pena. Os pais precisam saber que tentar ensinar as crianças a consumir frutas e legumes e viver de industrializados e fast food, não vai dar certo. Os pequenos observam os pais, então estes devem servir de exemplo. Os pais são a principal referência para os filhos.

Ser criativo é um ponto chave, para ideias de introduzir os alimentos em purês e panquecas coloridos, pratos divertidos e formatos e receitas novas. A participação dos pequenos no preparo, na hora de escolher os alimentos, temperos, higienização, decoração, além de incentivar a autonomia, auxilia em uma melhor relação com a comida.

Educar os nossos filhos com relação a alimentação e fundamental. Uma nutrição adequada é necessidade tanto para a saúde física quanto mental. Sejamos pais conscientes em todas as esferas da vida de nossos pequenos.

Luisa Chioato

Luisa Chioato

Posts Relacionados

Existe lei Maria da Penha para namorado?

O namoro é considerado como relação íntima de afeto, que independe de as partes morarem na mesma casa. Violência doméstica

Verrugas, os sinais do HPV na sua pele.

Confira a verruga viral chamada de “verruga vulgar”, derivada do HPV emuito presente em crianças e adolescentes. Olá, queridas(os) leitoras(es)!

Prazer, Daiara Castro

Olá mulheres maravilhosas! Meu nome é Daiara Castro, tenho 31 anos, sou casada com o homem mais lindo desse mundo